A Unisys Corporation anuncia a implementação do sistema de reconhecimento facial no Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) na cidade de Nova York, que permitirá que a Agência de Fiscalização de Alfândega e Controle de Fronteiras (U.S. Customs and Border Protection - CBP) identifique rapidamente passageiros que tentam ingressar no país com passaportes falsos ou roubados.
A etapa de testes ocorreu no final do ano passado no Aeroporto de Dulles, em Washington D.C. Em janeiro deste ano, a solução foi implementada em três terminais do aeroporto JFK.
A solução da Unisys permite aos oficiais do CBP digitalizar e visualizar as informações biográficas e biométricas contidas nos passaportes dos viajantes, enquanto uma câmera capta as imagens faciais em tempo real. Os agentes utilizam o sistema para analisar e comparar a imagem dos passaportes eletrônicos com as fotos capturadas no aeroporto. Caso as imagens não coincidam, o cidadão pode estar sujeito a uma investigação adicional por parte dos oficiais do CBP.
"Os testes realizados com sucesso no ano passado no aeroporto de Dulles provam a eficiência, precisão e a alta capacidade do sistema em realizar comparações de imagem facial", disse Amy Rall, vice-presidente do Departamento de Segurança Nacional da Unisys Federal. "Essa solução pode auxiliar na segurança pública dos Estados Unidos, sem interromper as viagens ou comprometer a privacidade dos passageiros", completa.