Por Rodrigo Barreto, Total IP
As plataformas de dados de clientes e a Inteligência Artificial (IA) estão transformando a forma como as empresas se relacionam com seus consumidores. Essas ferramentas impulsionam avanços expressivos em personalização e automação, especialmente no atendimento ao cliente. Segundo o International Data Corporation (IDC), até 2026, 80% das interações com usuários em empresas globais serão personalizadas em tempo real.
Personalização e engajamento: o papel da tecnologia
Essas inovações aumentam o engajamento e permitem às empresas a entrega de experiências mais relevantes e alinhadas às preferências individuais de cada indivíduo. No entanto, no mercado B2B, a expectativa vai além da eficiência digital. Clientes corporativos demandam um contato humanizado, para compreender e atender suas necessidades específicas.
A customização é o ponto-chave na fidelização de consumidores. “Para construir essa relação, soluções como a IA são fundamentais para entender melhor os comportamentos e demandas do público. Ainda assim, essa função aliada ao contato humano consolida a confiança”, comenta o gerente de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira.
A tecnologia conecta marcas e pessoas, mas também cria experiências impactantes quando usada estrategicamente. A análise de dados permite personalizar ofertas e comunicações de forma assertiva, aumentando a relevância e o impacto. De acordo com estudos da IDC, a aplicação de ferramentas de Analytics e a organização de jornadas de cliente podem elevar a lealdade em até 45%.
No entanto, existem desafios específicos quando a transação acontece entre duas corporações. As decisões de compra costumam ser mais complexas, exigindo bastante diálogo. Esse equilíbrio demonstra um verdadeiro compromisso com os objetivos e obstáculos, fortalecendo as parcerias comerciais.
“Em outras palavras, a tecnologia é um suporte, mas não substitui o contato humano, com autenticidade e exclusividade a cada interação. Estratégias devem priorizar o aspecto mais importante: entender as necessidades genuínas dos contratantes, conectar-se com suas metas e demonstrar empatia ao ajudá-los a superar problemas diários”, conclui Oliveira.
No ambiente corporativo atual, o sucesso está em combinar inovação com empatia. Quem alinhar esses dois fatores criarão vivências únicas, promovendo satisfação e fidelização.
Se você deseja oferecer um atendimento de qualidade, considere aliar o uso da tecnologia à habilidade única dos seres humanos de criar conexões reais com os clientes. Para isso, conte com as soluções da Total IP!
Adote essas ferramentas e leve a análise de dados do seu negócio a um novo patamar. Gostou e quer saber mais sobre essa inovação? Então, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou ligue para nós. Esperamos por você!
Publicado em Total IP