Riverbed amplia visibilidade da rede em Data Centers

A Riverbed Technology fornecedora mundial de soluções que aprimoram o desempenho em TI, anuncia vários novos recursos da sua solução Cascade®, agora Cascade 9.5,para gerenciamento do desempenho da rede (NPM). Com essa nova versão, a linha Cascade passa a oferecer funcionalidades inovadoras para as complexas redes globais que incluem data centers virtualizados e com balanceamento de carga.

A Cascade 9.5 estende o monitoramento e a resolução de problemas de desempenho da rede local remota para a rede WAN (geograficamente dispersa) de forma ainda mais abrangente para o Data Center.

“A virtualização e o balanceamento de carga vem transformando radicalmente o Data Center. Embora essas tecnologias ofereçam benefícios surpreendentes, por outro lado eles também criam desafios com relação à visibilidade”, explicou Dimitri Vlachos, diretor sênior de marketing e produto da unidade de negócios Cascade da Riverbed. “Para acompanhar o desempenho de ponta a ponta, as operações de TI precisam ter visibilidade do tráfego de todos os aplicativos e da rede em todos os ambientes de TI – físicos e virtuais, desde o usuário até os níveis mais profundos do Data Center. A Cascade oferece aos clientes corporativos uma solução única para monitoramento e solução de problemas nos complexos ambientes de TI de hoje e nos aplicativos críticos executados nesses ambientes”, aponta Vlachos.

Com relação aos novos recursos, a Cascade Profiler™ é a primeira solução para gerenciamento do desempenho da rede a oferecer um processo ágil de configuração, por assistente, para o monitoramento dos serviços nos ADCs – controle de entrega de aplicativos. Já o Virtual CascadeShark™ é o primeiro produto a viabilizar a captura ininterrupta de pacotes e análise do desempenho em ambientes virtuais.

 

Os clientes corporativos usam os ADCs para melhor oferta dos aplicativos, flexibilidade e resiliência. Entre os desafios apresentados pelo balanceamento de carga dos ADCs está uma série de problemas significativos de visibilidade das operações da rede.

 

A solução Cascade 9.5 automatiza a detecção e o monitoramento dos aplicativos com balanceamento de carga. Integrada com os ADCs—F5 Local Traffic Manager, Riverbed® Stingray™ Traffic Manager e outros — a solução Cascade resolve o hiato da visualização entre as conexões cliente e servidor dos balanceadores de carga. Isso permite às operações de TI um quadro muito claro do desempenho dos aplicativos.

“A onda irreversível de virtualização dos servidores alia-se ao número cada vez maior de implantações estratégicas de tecnologias para otimização da rede e dos aplicativos, impondo novas e complicadas barreiras à visibilidade das operações de TI”, explicou Jim Frey, diretor de pesquisas da EMA. “Isso demanda uma reavaliação importante das tecnologias de gerenciamento e monitoramento do desempenho, imposta pelos requisitos crescentes por visibilidade integrada e instrumentação virtualizada. A solução Cascade da Riverbed evolui nessa direção e, aliada ao portfólio de otimização da Riverbed, compõe uma combinação única e atrativa para visibilidade e controle da dinâmica infraestrutura de TI corporativa virtualizada”, declara Frey.

Além de implantar ADCs para aprimorar a oferta de aplicativos, os clientes corporativos também estão virtualizando os seus Data Centers e consolidando os recursos de TI para maior flexibilidade e economia de custos. O fato é que, com os ADCs, a virtualização impõe desafios de visibilidade para as equipes de operações de TI. Pois, assim que um aplicativo entra em um ambiente virtualizado, esses profissionais não conseguem mais acompanhar o desempenho desse aplicativo.

O novo software Virtual CascadeShark oferece a visibilidade necessária e em tempo real para o gerenciamento e solução de possíveis problemas de desempenho porque ele percorre o switch virtual dos ambientes VMware ESX. O Virtual CascadeShark monitora todo o tráfego entre as máquinas virtuais, exportando as métricas sobre esse tráfego para o painel de gerenciamento de desempenho do Cascade Profiler. Com isso, a detecção e o monitoramento centralizados dos níveis de serviço tornam-se possíveis e agilizam a solução de possíveis problemas. Além disso, a solução captura continuamente os pacotes e os armazena no servidor local ou em uma SAN para posterior análise com a ajuda do software CascadePilot de análise de rede.

 

Maior desempenho com melhor visibilidade

Essa versão do Cascade traz também novos recursos, entre eles:

·        Análise de vários segmentos – A solução CascadePilot™ simplifica a tarefa de correlação e análise dos respectivos fluxos de tráfego capturados de vários locais e origens para rápida identificação de onde estão ocorrendo problemas de desempenho da rede – estejam eles na rede local remota, na rede WAN ou dentro do Data Center.

·         Identificação precisa de tempo – A solução CascadeShark™ pode agregar identificação de tempo em nanossegundos a partir dos agregadores de porta SPAN para maior exatidão. A agregação de identificações de tempo obtida dos equipamentos de rede existentes viabiliza a identificação coordenada de tempo na rede para a solução de possíveis problemas de desempenho. A identificação também pode ser usada com os novos recursos de análise de vários segmentos do CascadePilot para monitoramento de ambientes de negócios de baixíssima latência e outros aplicativos sensíveis ao tempo para operações críticas. Entre os taps de rede network suportados estão: GigamonGigaVUE, cPacket Networks CVU andcTap e VSS MonitoringDistributedTraffic Capture.

·         Relatórios sobre qualidade de VoIP – O Cascade 9.5 reforça a integração entre o CascadeShark e o Cascade Profiler com o suporte aos protocolos Voz sobre IP (VoIP) e métricas de qualidade no Cascade Profiler. Essas informações permitem que os gerentes de TI determinem o desempenho dos serviços VoIPem conjunto com os recursos de dados para planejamento de capacidade e decisões sobre otimização mais efetivos, melhorando a experiência do usuário. Entre as métricas suportadas de qualidade de VoIP estão MOS (nota média de opinião), Fator R, perda de pacotes e jitter. Além disso, a Cascade suporta também o Cisco SkinnyClientControlProtocol (SCCP).

A Cascade 9.5 tem previsão de disponibilidade no primeiro trimestre de 2012.

 

 

Share This Post

Post Comment