Fenômenos como o BYOD demandam transformações no conceito de proteção das corporações, que devem se voltar à Proteção ao Usuário, em vez de proteger as estações de trabalho. Conforme os usuários se utilizam de múltiplos dispositivos, como smartphones, tablets, Mac's, PC's, iPhones, torna-se imprescindível proteger não só os equipamentos pertencentes à empresa, mas também os equipamentos de propriedade dos colaboradores que, potencialmente, passam a representar uma brecha na segurança da rede. Outro problema é o custo de proteção e gerenciamento de cada um destes dispositivos, que se torna cada vez mais alto, principalmente quando a organização não possui uma estratégia adequada de BYOD. Para a CLM, distribuidor de valor agregado para projetos de segurança da informação, infraestrutura e webanalytics, esta é a diretriz que deve guiar a segurança corporativa daqui para frente.
Neste cenário, a CLM entende que distribuidores precisam buscar tecnologias com rápida adaptação a novos dispositivos e sua gama de aplicativos que crescem exponencialmente, além de prover argumentos baseados em conhecimento técnico para ampliar os negócios das revendas por meio de treinamentos eficazes e constantes e suporte ágil. "Neste momento, focamos na expansão do nosso portfólio para trazer tecnologias inovadoras, flexíveis e complementares para que nossos canais sejam "one stop shop". Tecnologia, treinamento e suporte serão fundamentais para nossos quase 400 canais implantarem projetos que garantam proteção do endpoint, com soluções flexíveis e de custo efetivo, uma vez que a incorporação de dispositivos móveis e suas constantes inovações são um caminho sem volta, o que muda o paradigma de segurança", afirma Camargo.
Soluções dentro deste novo conceito:
A distribuidora brasileira acaba de iniciar a comercialização das suítes EndUser Protection, EndUser Web Suite e EndUser Data Suite, da inglesa Sophos, especializada em segurança de rede e UTM (Unified Threat Management), para endpoint, email, web e todas as plataformas de dispositivos móveis (iPhone, iPad (iOS), Android, Blackberry e smartphones Windows). As novas suítes da Sophos foram desenvolvidas com o conceito de Proteção ao Usuário e englobam a proteção do endpoint, a proteção da navegação web, a proteção do e-mail, criptografia e a proteção de dispositivos móveis (iPad, iPhone, Smarts Phones, Tablets) com uma única licença.
Além disso, propiciam níveis diferenciados de proteção ao usuário em uma única licença, de um único fabricante e com a cobertura completa de todos os dispositivos que o usuário utiliza.
EndUser Protection: provê proteção completa para todos os usuários, independente do tipo de dispositivo utilizado e da quantidade de dispositivos. O aumento no número de colaboradores móveis faz com que as organizações se adaptem a esta tendência, mantendo ou melhorando o nível de segurança que tinham anteriormente. O EndUser Protection combina a solução de Mobile Control e Segurança de Endpoint em uma única plataforma.
EndUser Web Suite: integra as melhores funcionalidades de segurança para gateway de web e proteção endpoint para propiciar segurança web a todos os usuários, independente de onde estejam.
EndUser Data Suite: combina funcionalidades de DLP - Data Loss Prevention, criptografia, proteção de e-mail e de usuário final para todos os dispositivos. Esta suíte possibilita o compartilhamento de informações de maneira fácil e segura, com criptografia de disco, arquivos, pastas e e-mail, além de proteger contra o vazamento de informações por meio da funcionalidade de escaneamento de dados sensíveis, já inclusa no antivírus de endpoint e proteção de e-mail.