Anonimato é desmascarado com poucos bits de informação

Anonimato é desmascarado com poucos bits de informação

Essa é uma história do mundo do big data e analytics. Um grupo de estudantes do MIT realizou um trabalho para provar que nada é anônimo na Internet. Eles cruzaram pequenos pedaços de informações de pessoas que realizaram compras sem fornecer nomes ou dados das contas. Tudo foi desvendado levando-se em conta bits de informações sobre o comportamento das pessoas.

Intitulado “Unique in the Shopping Mall: On the Reidentifiability of Credit Card Metadata”, esse trabalho é de fato impressionante. Foram necessários somente 4 pedaços de informações que continham algo do comportamento dos indivíduos para identificá-los. O estudo e os resultados foram destaque no NY Times e nos leva a pensar sobre o futuro do mundo das informações.

- A importância da gestão de documentos e informações será um dos destaques no ECMSHOW 2015, que, em sua sexta edição, traz um formato novo, com 3 eventos presenciais (em 01 e 02 de setembro) e mais 10 congressos virtuais durante todo o ano. Acesse o site do ECMSHOW para ver mais sobre o evento presencial e a agenda dos eventos virtuais. -

A primeira evidência é óbvia. Nada está realmente no anomimato. Isso pode ter um lado bom, permitindo uma segurança e investigação melhores para casos de crimes digitais. Mas podem também criar complicadores para a privacidade de cidadãos. O próximo fato que salta aos olhos é a importância dos metadados. São eles que forneceram os estilhaços de informação que possibilitaram descobrir anônimos.

A descoberta pode ainda influenciar a previsão de diversas informações e comportamentos. Pode melhorar tanto o marketing como sistema de saúde, planejamento urbano e educação. Não é o primeiro estudo que leva a essas conclusões. O jornal cita um histórico de outros trabalhos que tiveram o mesmo resultado.

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