Como construir marcas em tempos de grandes transformações? Veja 4 dicas para inovar e engajar o cliente

Como construir marcas em tempos de grandes transformações? Veja 4 dicas para inovar e engajar o cliente

Por Fernando Moulin, partner da Sponsorb, professor e especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente

A gestão de marcas está na agenda dos CEOs de todo o mundo. Construir uma reputação por meio de sua imagem deixou de ser algo apenas de responsabilidade do marketing para ser uma causa da empresa como um todo. A marca deve estar alinhada com a cultura da companhia, sendo reflexo de seus propósitos e valores, seja qual for o tamanho dela.

Em uma sociedade digital, o branding se torna essencial para agregar valor aos produtos e serviços que a empresa oferece, através da melhor divulgação do significado de sua identidade como instituição. As marcas líderes entenderam que na era da hiperconexão não basta representar um produto ou serviço que comercializam. Elas precisam se conectar como personas efetivas e de enorme impacto social para ampliar sua relevância junto aos diferentes stakeholders com os quais interagem.

Mas como construir a reputação de uma marca em tempos de transformação digital? Veja aqui 4 dicas para garantir o engajamento de seus clientes com sua missão.

1. Razão de existir

Em uma sociedade 5.0, a transparência é quase orgânica, principalmente na concepção das novas gerações. Neste contexto, a empresa que não tiver um verdadeiro propósito e conseguir comunicar essa essência vai ficar para trás. Além de ter essa missão bem definida em seu planejamento, as organizações precisam saber que suas ações estão expostas e não podem se contradizer. O que a marca comunica deve ser a sua real razão de existir em uma era em que as pessoas convivem e interagem com marcas o tempo inteiro.

2. Conhecer bem seu cliente

Todo esse contexto do mercado torna o consumidor cada vez mais protagonista de suas escolhas e, para fidelizar seu público e conquistar novos negócios, é essencial construir uma relação de respeito com o cliente. Já houve um tempo em que os consumidores desejavam, veja só, consumir. Eles queriam fazer compras, usar talões de cheque, usar cartões de crédito. Esses dias estão no passado. Hoje, é preciso gerar engajamento levando em conta todos os canais digitais, sem deixar os tradicionais de lado.

Pesquisas revelam que 80% dos consumidores preferem empresas que simplificam seu dia a dia e oferecem ofertas e serviços hiperpersonalizados. Para isso, conheça bem as demandas, necessidades e desejos do seu público. Entenda o momento, ajuste seus ganhos, seus gastos e seus investimentos. Traga produtos que somem valores tangíveis e intangíveis. Enfim, é o momento de mostrar ao cliente que ele está nas rédeas do mercado.

3. Inovação e agilidade

A criatividade e a inovação (aliadas à tecnologia) são conceitos fundamentais para que as marcas se mantenham vivas e relevantes, impulsionando sua rentabilidade. A criatividade deve ajudar a marca a transmitir melhor seu propósito, o que ela resolve e por que desempenha um papel determinante. Já a inovação viabiliza respostas mais rápidas e alinhadas com averdadeira necessidade do cliente ao longo de sua jornada, bem como com a gestão do negócio.

4. Engajamento social

Essa transparência do universo digital também vem estimulando a vontade dos consumidores em optar por marcas que sejam mais do que “apenas uma empresa”. Em um planeta repleto de desafios sociais, econômicos e ambientais, quem apostar em causas relevantes pode se destacar também nos negócios. Cada vez mais, as grandes organizações apostam em políticas de inclusão, operações sustentáveis e compartilham opiniões na arena das políticas públicas e ações sociais. Quem incluir causas que vão além da rentabilidade em seus negócios e realizar ações alinhadas à agenda ESG, em parceria com a população e a sociedade civil, vai atender a uma demanda crescente por um consumo mais consciente e perpetuará sua relevância estratégica junto ao coração, mente e bolso dos clientes.

Share This Post

Post Comment