Times mais engajados e treinados: quatro benefícios da inteligência artificial para o futuro da capacitação profissional

Times mais engajados e treinados: quatro benefícios da inteligência artificial para o futuro da capacitação profissional

Para Jan Krutzinna, CEO e fundador da startup ChatClass, a tecnologia traz diversos benefícios dentro das organizações, pois automatiza processos e entrega de conteúdos

Desde o lançamento do ChatGPT, um modelo de linguagem com capacidade de responder perguntas e manter diálogos com humanos, há um grande avanço na inteligência artificial. Muitos setores estão se desenvolvendo rapidamente e a capacitação profissional é uma delas. O Fórum Econômico Mundial estima que, até 2040, o impacto econômico da tecnologia será de US$ 4,4 trilhões. Com recorte para a área de Recursos Humanos, 6 em cada 10 profissionais do setor já usam IA na rotina, segundo a Ticket.

Para Jan Krutzinna, CEO e fundador da ChatClass, startup com a missão de democratizar o acesso à educação de qualidade e otimizar os processos operacionais das organizações por meio do WhatsApp e Instagram, o uso da inteligência artificial aliada a esses aplicativos traz muitos benefícios para as empresas, uma vez que proporciona o treinamento descentralizado, promovendo times mais engajados e capacitados.

“Acreditamos que a personalização do treinamento, a simulação de situações de trabalho e o feedback instantâneo podem transformar a maneira como as empresas treinam seus colaboradores e melhorar significativamente a produtividade e a qualidade dos resultados", explica.

Para Krutzinna, a tecnologia vai trazer mudanças significativas para um novo perfil de ensino corporativo, como:

1. Aprendizado efetivo com feedbacks em tempo real

O conteúdo entregue via chat é absorvido mais facilmente através de pílulas de conhecimento, quizzes e conteúdo gamificado. Além de rápido acesso aos conteúdos, que podem ser disparados por ferramentas já familiarizadas por muitos como o WhatsApp e Instagram, para tornar a experiência de aprendizagem mais eficaz, a inteligência artificial consegue fornecer feedbacks instantâneos para cada aluno/colaborador, o que os ajuda a corrigir os erros e aprender com eles imediatamente.]
 

2. Gestão inteligente de dados

As empresas que adotam a inteligência artificial para a capacitação de seus colaboradores também podem monitorar o progresso e avaliar o sucesso do treinamento em tempo real. Isso permite que os gestores ajustem o treinamento e garantam que os colaboradores estejam recebendo a formação necessária para desempenhar suas funções de maneira eficaz.
 

3. Acessibilidade e alcance

Dados de uma pesquisa recente da empresa Emergence apontam que 80% da força de tarefa global não trabalha em escritórios. Como fazer para treiná-los de forma efetiva e acessível? O WhatsApp ou Instagram são dois aplicativos de fácil alcance e adequados para fornecer o treinamento na hora em que o funcionário estiver focado.

4. Maior engajamento

“Com base na nossa experiência, cursos via WhatsApp engajam até 3 vezes mais que as plataformas tradicionais de ensino à distância e oferecem uma taxa de conclusão superior aos cursos à distância”, pontua o executivo. Com a inteligência artificial, as empresas podem criar times mais engajados e treinados, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos resultados. “A adoção da tecnologia na capacitação profissional é uma tendência que deve crescer nos próximos anos, e as empresas que a adotarem agora estarão na vanguarda dessa transformação", finaliza Krutzinna.

Share This Post

Post Comment