ETL: Entenda como o Extract Transform Load a é aplicado na prática

ETL: Entenda como o Extract Transform Load a é aplicado na prática

A sua empresa já aplica o Extract Transform Load na gestão de dados? Neste conteúdo, explicamos esse conceito e como colocá-lo em prática no seu negócio!

A transformação digital aumentou o uso da tecnologia e gerou tendências importantes, como o Big Data e o Business Intelligence, que lidam com um grande volume de dados para transformá-los em informações úteis para o negócio. Porém, é preciso ter ferramentas que ajudem a adotar essas práticas, como o ETL.

Sigla para Extract Transform Load, ele traz uma solução importante para que as empresas aprimorem o tratamento dos dados e a gestão da informação, possibilitando que os registros sejam usados de maneira mais estratégica. Quer entender melhor esse conceito?

Então continue a leitura deste post para aprender o que é, como funciona e como aplicar o ETL na sua empresa. Confira!

O que é a prática ETL?
A tradução dos termos que compõem a sigla ETL pode ser entendida como extração, transformação e carregamento, que é comumente usado para combinar dados de diversas fontes. Basicamente, isso resume o conceito, trazendo práticas que são aplicadas para melhorar a qualidade dos dados e fazer com que os registros possam ser utilizados conforme as necessidades do negócio.

Porém, para entender melhor a solução, vale a pena conhecer o significado de cada etapa e o seu funcionamento. Veja só:

Extração
Primeiro, vale conhecer o processo de extração. Ele se refere à comunicação com os bancos de dados e sistemas da empresa para extrair as informações que devem ser utilizadas. Essa é uma fase inicial, que exige uma análise preliminar dos registros e a organização do que foi coletado.

Todos os dados também precisam passar por uma etapa de conversão, para que todos tenham o mesmo formato. A partir disso, eles se tornarão padronizados, facilitando a implementação das fases seguintes.

Transformação
Em seguida, tem início a fase de transformação, um pouco mais complexa que a anterior. Ela tem como objetivo adaptar as informações extraídas, complementando a padronização. Ainda, é feita a higienização dos dados e a verificação de qualidade.

Desse modo, a etapa exclui informações desnecessárias ou inadequadas, para que somente as que são relevantes e têm potencial de serem aproveitadas sigam para a etapa seguinte.

Carregamento
Já o carregamento é a etapa final, quando todos os dados já organizados são enviados para um sistema específico, conforme a estratégia da empresa. Nesse caso, pode ser um ambiente da companhia, chamado de data warehouse, ou apenas de um departamento, conhecido como data mart.

Aqui, podem ser necessários fazer ajustes adicionais para adequar as informações e garantir a sua adequação aos fluxos criados pela empresa. Ainda, os sistemas utilizados podem ser de diferentes tipos, com servidores físicos ou em nuvem.

Como o ETL pode beneficiar a empresa?
O ETL consegue trazer diversos benefícios para os negócios, principalmente porque permite criar diferentes fluxos nas ferramentas específicas desenvolvidas para aplicação da estratégia. A seguir, veja as vantagens de adotar essa prática:

escalabilidade na aplicação;
segurança no tratamento dos dados;
garantia de qualidade das informações;
mais agilidade para integrar os registros;
fornecimento de relatórios, com uma visão consolidada da empresa.
Desse modo, os gestores têm acesso a dados relevantes e organizados de forma a dar uma visão ampla sobre diferentes cenários do negócio. Portanto, o ETL consegue influenciar positivamente a tomada de decisões, permitindo escolhas mais estratégicas.

Como aplicar o ETL de maneira eficaz?
Se você se interessou pela estratégia, vale a pena entender como ele pode ser aplicado. O ponto de partida para isso é contar com ferramentas tecnológicas adequadas. É preciso ter suporte para conseguir extrair os dados necessários de arquivos físicos e digitais.

Ao mesmo tempo, para aproveitar mais benefícios, é importante que isso seja feito de forma a reduzir custos e otimizar o tempo dos processos envolvidos. Assim, a empresa precisará de ferramentas de captura e softwares específicos para conseguir fazer a extração, a transformação e o carregamento dos dados.

Nesse sentido, uma das principais dicas é ter o suporte profissional: contando com uma empresa especializada em gestão de dados, é possível ter acesso a uma solução completa para aplicar o ETL e, ainda, adotar outras medidas que promovam melhorias e otimizações nos processos corporativos.

Como você viu, o ETL tem um papel relevante quando se trata dos dados empresariais, viabilizando o uso de maneira mais efetiva como suporte na gestão. Porém, não se esqueça de que é necessário ter as ferramentas certas para que a prática tenha o sucesso esperado.

Quer mais dicas para utilizar a tecnologia e otimizar a gestão da empresa? Então não perca tempo e conheça no blog da Prado Chaves.

Publicado originalmente em Prado Chaves.

Share This Post

Post Comment