Pesquisa revela preocupação com compartilhamento de arquivos no ambiente corporativo

A IntraLinks, provedor global em tecnologia de gerenciamento de conteúdo e soluções de colaboração entre empresas, anuncia os resultados de uma pesquisa com 652 líderes nos segmentos de TI e Negócios, conduzida por uma consultoria global. A pesquisa descobriu que 92% das empresas estão preocupadas com a falta de controle sobre suas informações confidenciais. Este cenário se deve ao desalinhamento entre os empregados que desejam ferramentas efetivas para a colaboração no ambiente empresarial e os executivos de administração responsáveis por colocar em prática políticas de TI e de governança corporativa. Como consequência, 55% das empresas entrevistadas estão contratando um Chief Information Security Officer (Chefe de Segurança da Informação) com tarefa de gerenciar esses riscos, além de mais da metade dos abordados na pesquisa planejando atualizar as soluções de segurança nos próximos 18 meses.

"Os CIOs querem incentivar a colaboração, mas não à custa de expor seu core IP ou arriscar uma violação de dados,” disse John Landy, CTO da IntraLinks. “O fluxo de tecnologias de compartilhamento dentro da empresa traz preocupação. Essa pesquisa mostra claramente que as organizações querem incentivar a colaboração aberta enquanto permitem que o setor de TI construa processos de fácil aplicação, que façam transações seguras, compatíveis e auditáveis”, finalizou o executivo.

 

Principais necessidades dentro das organizações

Como parte da pesquisa, os entrevistados classificaram as ferramentas de compartilhamento no âmbito corporativo em três partes: segurança, produtividade e facilidade de uso. No todo, armazenamento público altamente seguro na nuvem (63%), retirada de permissões de documentos (63%), e documentos baseados no fluxo de trabalho (61%) foram classificados como os mais importantes compartilhamentos de arquivos relacionados às necessidades dos negócios. Uma única conexão segura para armazenar ferramentas de compartilhamento independentemente do dispositivo utilizado (61%) foi classificada em quarto, indicando que as empresas estão atentas ao crescimento da tendência do “bring-your-own-device.”

 

Empregados: Os 5 tipos de Compartilhamentos dentro de uma Organização

O estudo identificou que 92% dos entrevistados estão preocupados com os empregados compartilhando documentos fora do firewall e tem receio de deixa-los utilizarem métodos inseguros de transferência de dados que incluem e-mail, drives USB, servidores FTP. No entanto, tal como identificado na pesquisa, nem todos os participantes são iguais e as organizações precisam determinar em que categoria seus empregados se inserem, de modo a melhor entender como empregar tecnologias seguras e eficientes para otimizar o fluxo de trabalho. A pesquisa determinou que os compartilhadores podem ser divididos em cinco categorias: Usuários estratégicos, seguros, preocupados, de conveniência e indiferentes. Usuários estratégicos e seguros estão preocupados com o compartilhamento de documentos fora do firewall e desejam recursos como gerenciamento de direitos de informação e criptografia, com ferramentas que aumentam a produtividade na sincronização e no compartilhamento, trazendo um fluxo de trabalho inteligente. Usuários preocupados valorizam o controle de dados e a conformidade acima da utilização de recursos que aumentam a produtividade. Usuários de conveniência acreditam que a segurança sufoca a produtividade e usam a opção mais simples disponível, ignorando os riscos associados. Usuários indiferentes não estão preocupados com o compartilhamento seguro de informações.

 

Empregadores: O Surgimento do Chief Information Security Officer (CISO)

Tecnologia de segurança é agora um requisito fundamental para gerir um negócio adequadamente, e muitas empresas têm reconhecido a sua importância por conta da adição de um novo membro para os executivos do C - level. O Chief Information Security Officer (CISO) foi introduzido para substituir ou complementar o papel do Chief Information Officer (CIO). Mais de 55% dos entrevistados empregam atualmente um CISO, refletindo o papel dos líderes de TI no desenvolvimento de tecnologias que permitem aos empregados trabalharem de maneira mais eficiente e visualizarem tecnologias que representam um risco para a rede de dados e de segurança. É fundamental que CISOs entendam as necessidades de compartilhamento de documentos no trabalho ou eles vão encontrar funcionários violando políticas de TI apenas para trabalhar de forma mais eficaz.

Os resultados foram baseados em uma pesquisa encomendada pela IntraLinks para identificar como o compartilhamento de arquivos e segurança de colaboração afeta os tomadores de decisão de TI em empresas norte-americanas. Os resultados são baseados nas respostas de 652 fabricantes de TI e compilados de junho a julho de 2012. Os participantes da pesquisa incluem CIOs, C-suite, SVP/VP/Director- e gerentes de nível médio. Cerca da metade dos entrevistados se envolvem em processos de tomada decisão voltadas a TI e o resto deles trabalham em funções de desenvolvimento corporativo, operacional, financeiros, vendas, recursos humanos, marketing e pesquisa e desenvolvimento. A pesquisa é voltada a empresas de nível empresarial, sendo 80% dos entrevistados de ambientes com 5.000 ou mais empregados em vários setores, incluindo manufatura, serviços financeiros, varejo, saúde, transporte, educação e seguro.

 

Share This Post

Post Comment