Em 2011, um dos assuntos de maior destaque foi, sem dúvida, alguma Steve Jobs. E praticamente em todas as matérias que trataram deste assunto, a palavra inovação sempre esteve presente.
Seu grande legado foi a criação de produtos com interface mais do que amigável, sendo sua marca registrada. Aliás uma obsessão de Steve Jobs.
E no lançamento do novo iPhone 4S, uma novidade que mostra muito bem estes dois aspectos, inovação e facilidade de uso, atende pelo nome de SIRI.
Mesmo contrariando analistas experientes que não viram muitos atrativos no novo iPhone 4S, as vendas recordes comprovaram mais uma vez o acerto do gênio. E o SIRI, com certeza, foi um dos responsáveis pelo sucesso, sendo muito comentado no mundo todo em como a interação homem-máquina atingiu um nível capaz de mudar nosso dia a dia de uma forma sem precedentes.
E hoje, depois deste sucesso, os concorrentes começam a buscar adequar seus produtos para este novo patamar de interatividade.
Fica, então, a pergunta: será que somente um gênio como Steve Jobs é capaz de entender que mais do que tecnologia temos que entender como lidamos com a tecnologia? Que mais do que entender tecnologia, a tecnologia deve nos entender da forma como queremos?
Em uma das edições do AIIM Show, em duas palestras este tema foi muito bem colocado. Em uma delas, David Pogue, comentarista de TI do New York Times (que este ano volta a ser o keynote na AIIM Conference 2012), mostrou um grande exemplo de como a alta tecnologia pode e deve ser extremamente amigável.
Ele exibiu em sua palestra um vídeo de sua filha de três anos usando um iPhone. E no final deu um recado aos desenvolvedores: este é o caminho, a tecnologia deve ser fácil de utilizar.
Estamos já há muito tempo imersos em volumes imensos de informação e nossa dependência de ter as informações certas na hora certa é cada vez maior. É o “Just in time” da informação. Eu sempre digo que a tecnologia sempre traz inovações na criação, na geração de informações. Mas quando se trata de buscar informações, de gerenciar estas mesmas informações, a tecnologia não tem sido muito criativa. Talvez isso justifique o sucesso do Google.
Esta é a proposta do Wolfram Alpha. Some-se a isto a interface amigável do iPhone via Siri e teremos uma nova forma de como lidar com informações.
Ao combinar os recursos do Siri e a interface intuitiva do Wolfram Alpha com a base de dados públicas da Best Buy, a partir de agora, os usuários do iPhone 4S podem acessar os preços de produtos a um simples comando de voz para o Siri.
E no mercado de soluções e tecnologias de ECM, EIM, será que temos estas preocupações? Estamos preocupados em facilitar a vida de quem tem que lidar com tecnologia em seu dia a dia para encontrar e gerenciar um volume cada vez maior de informações e conteúdos?