Digitalização no sistema das prefeituras de São Paulo faz licenças serem aprovadas 5x mais rápido

Digitalização no sistema das prefeituras de São Paulo faz licenças serem aprovadas 5x mais rápido

Por conta das questões geradas pela pandemia e em busca de reduzir o tempo de aprovação de processos nas prefeituras, municípios brasileiros buscam, por meio de soluções digitais, se reinventar. Em São Paulo, sete cidades - São Paulo, Barretos, Bauru, Jaboticabal, Mogi das Cruzes, Santa Bárbara d'Oeste e Santana de Parnaíba - implementaram o sistema do AprovaDigital, GovTech que busca desburocratizar e tornar digitais os processos das prefeituras do Brasil.

Ao todo, somando os números dos municípios, o estado apresenta um total de aproximadamente 11 mil processos já abertos pelo sistema. Apenas na cidade de Barretos, na qual o Aprova está presente desde fevereiro do ano passado, foram mais de 3 mil solicitações realizadas de maneira 100% digital.

Na cidade de Jaboticabal, que implementou o sistema em maio de 2020, pode-se observar uma redução de 40 para 15 dias no tempo de aprovação de licenciamentos de obras.

Ao observarmos os resultados em municípios que possuem o AprovaDigital há mais tempo, a queda no período de aprovação é ainda maior. Em Mogi das Cruzes, por exemplo, o software atua desde fevereiro de 2019 e já foi observado que o tempo de aprovação de licenças ambientais caiu de 120 para apenas 20 dias nos quase 4 mil processos abertos na cidade. Na Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Mogi, a história não é diferente, e mostra resultados que só melhoram ao longo do tempo: documentos que antes levavam 30 dias para serem liberados agora levam apenas seis.

A secretaria defere quase o dobro de processos do que deferia antes, e mais de R$300 mil foram economizados somente com a impressão de documentos.

"A chegada de um sistema como o nosso em um número maior de cidades gera oportunidades muito além do que se possa imaginar. Melhora a vida do munícipe requerente e do servidor, que tem seu trabalho facilitado. Além disso, com um cenário nacional mais desburocratizado, o país se torna mais atrativo para investidores. Ganha a sociedade como um todo", explica Marco Antonio Zanatta, fundador do Aprova Digital.

Para Zanatta, os resultados que estão sendo apresentados no estado de São Paulo são muito animadores e comprovam a eficácia do sistema e o benefício que ele traz para a sociedade.

"Após o final do período de implantação os resultados são bem promissores. É um processo que demanda uma adaptação, mas os números mostram que estamos conseguindo mudar o cenário de burocracia encontrado nas prefeituras do país".

Share This Post

Post Comment