Dia da Internet Segura – Saiba o fazer para se proteger

Hoje terça-feira, 11 de fevereiro, é comemorado mundialmente o Dia da Internet Segura. A Symantec reforça a importância da data e dicas de segurança para os usuários utilizarem conscientemente a Web, que faz parte da vida dos brasileiros – seja no computador pessoal ou corporativo, nos tablets ou smartphones. Segundo o Relatório de crimes digitais da Symantec, os internautas estão cada vez mais sujeitos as vulnerabilidades online, por conta dos diversos tipos de dispositivos conectados. Somente no ano passado, 22 milhões de brasileiros e 378 milhões[1] pessoas no mundo foram vítimas de crime digital.segurançamenor

Com a tecnologia cada vez mais integrada no cotidiano das pessoas – principalmente aquelas que utilizam aparelhos móveis, é importante que os usuários se mantenham sempre alertas em relação aos comportamentos seguros ao navegar na Internet, além de se atentarem para a privacidade online de suas informações. De acordo uma pesquisa da Symantec, caso o usuário perca ou tenha o seu celular roubado, existe mais de 90%[2] de chance do aparelho sofrer alguma tentativa de violação de dados. Abaixo a companhia destaca quatro cenários – e precauções – que requerem atenção dos internautas:

 

1.       Mundo é social

Atualmente, a força mais dominante da Internet são as redes colaborativas. Neste exato momento, milhares de pessoas marcam eventos pelo Pinterest, postam fotos pelo Instagram, compartilham informações no Snapchat, fazem check-in no Foursquare ou Facebook e tuitam opiniões no Twitter. Conforme estes serviços sociais se tornam cada vez mais populares, os cibercriminosos enxergam oportunidades de disseminar ameaças, como phishing e SPAMs.

 

Além disso, comportamentos vulneráveis dos usuários abrem brechas para que estes malfeitores entrem em seus perfis. De acordo com a Symantec, 33% dos brasileiros não dão o logout após o uso da rede social e 31% de conectam com pessoas que não conhecem. Além de prudência no compartilhamento de informações sociais, é importante que os internautas chequem quem está presente em suas redes sociais.

 

2.       Configurações são ferramentas importantes

A Symantec recomenda que os usuários de redes sociais se familiarizem com as configurações de privacidade e serviços de segurança oferecidos por cada uma das redes sociais e aplicativos. Dependendo do que se quer publicar, é importante checar se o seu perfil está no modo Público ou Privado. Além disso, uma senha forte para cada serviço na Web – seja Internet Banking ou redes sociais e e-mails – é uma precaução importante, assim como nunca repetir estas senhas.

 

Alguns serviços, como o Facebook e o Twitter, oferecem autenticação por meio de dois fatores como uma medida de segurança adicional para a conta. Normalmente, para fazer o login, você insere uma senha, que é algo que você já sabe. Em algumas ocasiões, estas redes sociais enviam aos usuários um token via SMS, que quando combinado à senha, conseguem prover acesso do usuário ao perfil. Isto é, de forma segura.

 

3.       Inimigos virtuais são quase invisíveis

Na maioria das vezes, os principais inimigos dos usuários de redes sociais e aplicativos móveis são aqueles golpistas que tentam sequestrar suas informações sociais em perfis sociais e por meio de downloads de Apps duvidosos. O alarmante é que muitas vezes o internauta não os percebe. Um dos artifícios utilizados pelos criminosos é convencer os internautas a responderem pesquisas ou instalarem aplicativos aparentemente inofensivos.

 

É importante lembrar que brindes gratuitos nunca são de graça. Muitos cibercriminosos tentam atrair adeptos que, supostamente, ganharão dispositivos ou cartões de presente grátis se preencherem uma pesquisa, instalarem um aplicativo ou compartilharem uma publicação em sua rede social. Não é tão fácil assim e, fazendo isso, você pode, potencialmente, estar abrindo mão de informações pessoais.

 

Outro mecanismo de violação é disseminado para usuários que desejam mais seguidores em suas redes. Parece simples e fácil obter um serviço como este, mas sempre há um preço a se pagar. Por isso, cuidado. Aplicativos que prometem aumento de seguidores exigem dinheiro e podem, voluntariamente, abrir credenciais da sua conta – e disseminar ameaças para toda uma lista legítima de contatos.

 

Além disso, os assuntos do momento (trending topics) são uma porta aberta para o abuso. Seja um evento esportivo ou estrelas do pop, a morte de uma celebridade, os finais de temporada ou de séries populares na televisão, os golpistas sabem o que é popular e os assuntos do momento. Certamente, eles encontrarão um jeito de entrar na conversa pelas redes sociais para enganar os usuários. Por isso, é importante os internautas sejam céticos e pensem duas vezes antes de clicar em links em qualquer uma de suas timelines.

 

4.       Conhecimento é poder

Conforme novos serviços e aplicativos de redes sociais se tornam mais famosos e massificados, os golpistas e spammers não estarão longe. A Symantec recomenda que os internautas reservem um tempo para conhecerem e entenderem os ajustes de privacidade e os recursos adicionais de segurança oferecidos pelas redes sociais. Este é um passo importante para se manterem seguros e protegido nestes ambientes virtuais.

 

Atualmente, existem soluções de segurança como Norton Mobile Security e Norton Internet Security, que protegem os equipamentos conectados à Internet contra armadilhas online. Estas alternativas protegem as informações dos usuários de forma integral, sejam elas fotos e contatos da agenda telefônica ou informações bancárias e corporativas dos consumidores, senhas e e-mails.

 

 

[1] Dados do Norton Report 2013, divulgados em outubro de 2013.

2 Dados do experimento Honey Stick da Symantec, divulgados em janeiro de 2014.

Share This Post

Post Comment