Em 2015, 64% de todos os contratos de câmbio do BB já foram assinados digitalmente. Agora, com novo modelo de assinatura digital em contratos de câmbio disponível no Banco do Brasil, é possível que os clientes assinem seus contratos diretamente no ambiente do Gerenciador Financeiro do BB, canal de autoatendimento do Banco na internet voltado para empresas.
Com a nova função, é possível assinar digitalmente em lotes contendo até 50 contratos de câmbio, o que agiliza ainda mais o processo. "Além de configurar uma alternativa sustentável, representa eficiência operacional tanto para as empresas que usam a ferramenta, quanto para o próprio BB", explica Wilsa Figueiredo, diretora de Soluções de Atacado do Banco do Brasil.
"O Banco do Brasil também dissemina a cultura exportadora. Em 2015, em programa de Capacitação em Negócios Internacionais, atendemos a cerca de 6,3 mil pessoas, entre empresários, técnicos e estudantes", conta a diretora do BB. Além das turmas regulares, também foram realizados 52 eventos de capacitação e consultoria em todas as regiões do País, incluindo os Seminários de Comércio Exterior, com foco no crédito à exportação e nas garantias. Apenas nos encontros realizados, foram capacitados pelo BB 2,4 mil representantes de empresas.
Pioneirismo
Soluções digitais como essa já estão há bastante tempo no radar do Banco do Brasil, que foi o primeiro a oferecer em 2005 o fechamento de câmbio de exportação pela internet. Hoje 95% dos documentos de câmbio e comércio exterior são processados digitalmente pelo BB. Deste total, 80% são digitalizados pelos próprios clientes e enviados via Gerenciador Financeiro. O percentual de contratos fechados pela internet chega a 65% no câmbio de exportação e ultrapassa 50% no de importação. A automação de todos estes processos possibilita conveniência, agilidade e segurança ao cliente, permitindo que, de qualquer lugar do mundo, ele possa fechar negócios de forma online.
Esses facilitadores agregam valor ao composto de atendimento especializado que o BB propicia aos clientes e se somam ao portfólio de linhas de crédito ao segmento. Em todo o ano de 2015, foram implementadas ações de sensibilização das micro e pequenas empresas para as oportunidades do mercado internacional e para as linhas de crédito que o BB pode oferecer, que vão desde o financiamento da produção e o pós-venda até a promoção comercial no exterior.