Certificação internacional reconhece empresas brasileiras por melhores práticas em gestão de pessoas

Certificação internacional reconhece empresas brasileiras por melhores práticas em gestão de pessoas

Atrair e reter talentos, além de reduzir o turnover, ou seja, a rotatividade de funcionários, é um dos desafios para a área de Capital Humano das empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, empresa de soluções de recrutamento, que ouviu mais de 25 mil profissionais brasileiros, os itens mais valorizados no mercado de trabalho são perspectiva de plano de carreira e crescimento; salário e remuneração atrativos; e possibilidade de melhorar a qualidade de vida. Diante desse cenário, a gestão de pessoas ganha ainda mais destaque como estratégia de negócio para impulsionar o engajamento e contribuir para a consolidação da cultura corporativa.

Para reconhecer as empresas que vêm investindo em seus profissionais, através de benefícios, treinamentos, desenvolvimento e planejamento de carreira, o Top Employers Institute avalia e certifica, anualmente, as empresas que se destacam nessas práticas em diversos países. No Brasil, a Amil, uma das maiores operadoras de planos de saúde do país, acaba de receber a certificação, se destacando em desenvolvimento de lideranças, gestão de desempenho, cultura organizacional, remuneração e benefícios.

“Essa certificação é o reflexo do propósito de promovermos o melhor ambiente de trabalho para os nossos colaboradores, adotando práticas que estimulam o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um, com base nos valores da nossa companhia: integridade, compaixão, relacionamentos, inovação e performance”, reforça Catia Porto, vice-presidente de Capital Humano do UnitedHealth Group Brasil, grupo controlador da Amil.

Entre as iniciativas da empresa que contribuíram para o reconhecimento destaca-se o Programa Viver Bem, que se baseia em quatro pilares para promover o bem-estar dos colaboradores: Saúde, Carreira, Conexões e Finanças. Na frente de Saúde, uma das iniciativas de maior aderência é o Programa de Atendimento ao Colaborador (PAC), que já beneficiou mais de 7 mil funcionários, registrando um crescimento de engajamento de 160% no último ano. O PAC oferece informações e aconselhamento para ajudar os profissionais e seus dependentes a identificar, planejar e administrar diversas situações no âmbito financeiro, jurídico, psicológico e social, por meio de uma rede de especialistas. Pode ser acessado 24 horas por dia por meio de um telefone ou site.

Ainda no pilar Saúde, as colaboradoras contam com o programa Mamãe e Bebê, que oferece todo o suporte às funcionárias grávidas desde o primeiro mês de gestação, com aulas que instruem sobre as dúvidas mais frequentes das futuras mamães, como os diferentes tipos de parto, amamentação, coto umbilical e banho no bebê. Após o parto, é oferecido, ainda, um suporte telefônico 24 horas com enfermeiras de plantão, que pode ser acessado desde o nascimento até a criança completar 12 anos. Outros benefícios do programa Viver Bem são o auxílio-academia, em que a empresa financia até 80% de pacotes para a prática de atividades físicas para colaboradores e seus dependentes; seguro de vida; e previdência privada. O quesito remuneração e benefícios é um dos itens avaliados pela equipe do Top Employers para definir a certificação. “Queremos estar cada vez mais próximos dos nossos profissionais para que eles possam manter uma vida cada vez mais equilibrada e saudável, além da empresa”, comenta Catia.

Outro diferencial da companhia é o investimento em inclusão e diversidade, estratégia alinhada aos seus valores e cultura. Por meio de um ambiente de trabalho dinâmico, que incentiva os profissionais a contribuírem com os seus diversos pontos de vista, a empresa espera fortalecer a entrega de produtos e serviços que funcionem cada vez melhor para todos os clientes.  Desenvolvimento e performance também são preocupações constantes. As lideranças são estimuladas a atuar no acompanhamento e nos feedbacks para suas equipes, proporcionando clareza de direção e motivando ainda mais o aprendizado no ambiente de trabalho. Os líderes também são considerados os porta-vozes da cultura organizacional e participam de workshops que incentivam a disseminação e o fortalecimento de nossos princípios e valores em todas as equipes. Oficinas de feedback e plataforma de estímulo à inovação através do compartilhamento de ideias são outras ferramentas disponíveis.

 

Fonte: Dino – Divulgador de Notícias

Share This Post

Post Comment