Boa governança de informações requer boa gestão de projetos

Boa governança de informações requer boa gestão de projetos

Implantar com sucesso soluções que tragam ganhos e mais função de gerenciamento do que de tecnologia. Basta ver o quanto de capacidade ociosa e subutilização existem hoje em grandes infraestruturas de TI. Uma parte desse desperdício está nas constantes fusões e aquisições que as empresas passaram nos últimos anos. Mas, por outro lado, há um claro sinal de que não há gestão na governança das informações nem afinidade na criação e gerenciamento de projetos eficazes.

- A importância da gestão de documentos e informações será um dos destaques no ECMSHOW 2015, que, em sua sexta edição, traz um formato novo, com 3 eventos presenciais (em 01 e 02 de setembro) e mais 10 congressos virtuais durante todo o ano. Acesse o site do ECMSHOW para ver mais sobre o evento presencial e a agenda dos eventos virtuais. -

Ter capacidade de armazenamento, processamento e softwares caríssimos pode não significar muita coisa hoje em dia. Na verdade, não significa nada. Capacidade e desempenho operacional depende de como as montanhas de informações são convertidas em estratégias e negócios. Para melhorar essa situação, o especialista em gestão da informação, Steve Weissman, membro da AIIM e que costuma assinar “The InfoGuy”, dá algumas dicas em sua página no Linkedin.

- Trace seus objetivos de forma clara.

- Crie limites, âmbitos: quem faz o quê e em qual ordem? Ou: qual o problema a resolver?

- Defina a entrega a ser feita, sem floreios ou meios termos.

- Escolha as pessoas e as tecnologias certas baseando-se nas habilidades necessárias à empresa para o projeto acontecer.

- Seja realista na gestão de tempo.

- Sempre tenha um plano de comunicação que faça a informação circular.

- Tenha os riscos em mente. E se tudo der errado? O que fazer?

- Métricas. Saiba como medir o sucesso quando ele chegar.

O check-list ajuda a ter uma boa gestão do projeto e, por sequência, uma boa gestão da governança das informações.

Share This Post

Post Comment