BYOD: O desafio de lidar com dispositivos móveis pessoais nas empresas

BYOD: O desafio de lidar com dispositivos móveis pessoais nas empresas

Por Sergio Fabossi

Será que as empresas brasileiras estão prontas para verificar, de forma eficiente, se este uso está sendo feito de maneira que não prejudique suas redes? E como permitir que esses dispositivos entrem nas redes corporativas com segurança e controle?

O BYOD (Bring Your Own Device), termo em inglês que define a idéia de colaboradores trazerem seus próprios dispositivos para utilização dentro das empresas, parece ser um grande desafio a ser enfrentado por muitas empresas. Imagine que informações sensíveis estarão sendo sincronizadas e acessadas por estes aparelhos de qualquer lugar a qualquer hora adicionando um ponto de vulnerabilidade muito preocupante e ameaçador.

Para isto, é bom ficar atento a alguns questionamentos e “preocupações” básicas:

- Quais seriam os danos caso um tablet com este tipo de conteúdo seja esquecido na mesa de um restaurante ou em um lobby de hotel?

- O que fazer caso um smartphone seja roubado?

- Como controlar o acesso e manipulação dos dados?

Sem gerenciamento e controle, estes aparelhos podem deixar de ser um aliado aos profissionais e se tornarem um pesadelo!  É preciso planejar, criar políticas e utilizar uma solução de gerenciamento específica para este fim, uma solução de MDM.

As soluções de Mobile Device Management (MDM) ganharam muita importância neste cenário com a proposta de prover controle e gerenciamento para que iPhones, iPads, Androids e outros dispositivo móveis para que  deixem de ser uma ameaça e sejam ferramentas poderosas de trabalho para profissionais – que estão sempre em movimento.

Estas soluções permitem desde apagar remotamente os dados de um aparelho até definir que tipos de aplicativos poderão rodar, obrigar a utilização de senhas, apontar desvios em relação a política de segurança da empresa, gerar relatórios variados e manter controle de inventário. Sem dúvida uma grande ajuda para os gestores de segurança e TI. Em 2012, mobilidade será a tecnologia que mais crescerá no Brasil e na América Latina.

Sergio Fabossi é presidente da Akcela Software, empresa nacional focada na prestação de serviços e venda de soluções nas áreas de application delivery, segurança, otimização WAN, softwares de gerenciamento de redes e servidores e gerenciamento de dispositivos móveis.

Share This Post

Post Comment