De acordo com o Gartner, empresa mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, o faturamento mundial de propaganda móvel deve alcançar US$ 11,4 bilhões, em 2013, acima dos US$ 9,6 bilhões, em 2012.
Este número deverá passar para US$24,5 bilhões, em 2016, com a receita mundial criando novas oportunidades para desenvolvedores de Apps, redes de anúncios, fornecedores de plataformas móveis, agências especializadas e, até fornecedores de serviços de comunicações em determinadas regiões.
Table 1
Mobile Advertising Revenue by Region, Worldwide, 2012-2016 (Millions of Dollars)
2012 | 2013 | 2014 | 2016 | |
North America | 3,181.5 | 3,825.7 | 4,694.9 | 8,866.2 |
Western Europe | 1,600.5 | 1,941.4 | 2,367.8 | 4,445.4 |
Asia/Pacific and Japan | 4,333.0 | 4,864.9 | 5,506.7 | 9,480.2 |
Rest of the World | 644.1 | 788.0 | 960.6 | 1,768.3 |
Total | 9,759.1 | 11,420.0 | 13,530.0 | 24,560.1 |
Source: Gartner (November 2012)
Diferentes tipos de publicidade móvel estão evoluindo em um ritmo diferente e em diferentes direções. Na pesquisa sobre mobilidade- incluindo o posicionamento pago em mapas- contribuirá para conduzir os gastos com publicidade móvel em todo o período da previsão, mas vai diminuir em força conforme o período progride. O Gartner diz que gastos com publicidade móvel vão crescer e assumir o lugar da busca móvel. Eles inicialmente permanecerão divididos entre in-app web e móvel (no navegador) - o uso do consumidor refletindo - embora após vários anos de domínio de in-app , os gastos de exibição com web vão assumir in-app, a partir de 2015.
A participação crescente de tempo que os consumidores gastam em dispositivos móveis gera um inventário de anúncios em um ritmo consideravelmente mais rápido do que a maioria dos anunciantes podem incorporar seus gastos para o meio. Isso cria uma condição de excedente que está derrubando os preços unitários de anúncios que por sua vez levam a uma situação em que uma parcela significativa de inventário de publicidade móvel estará ocupado por desenvolvedores de aplicativos que pagam por anúncios para promover os seus aplicativos e levá-los a mais downloads, numa categoria conhecida como "paid Discovery".
Enquanto a base de receita paga para downloads de app oferece alguma justificativa econômica para esta categoria, para muitos desenvolvedores o desembolso em anúncios está perto de sua renda máxima para anúncios.
Isso cria uma circunstância, que lembra os primeiros dias de publicidade na web, em que os arranjos publicidade cíclicas entre sites produzem uma imagem exagerada de receita que pode vir a revelar-se uma bolha. "Alguns correção na taxa de crescimento da demanda deve ocorrer antes da marca e anunciantes locais alcançam com a oferta, e economia mais sustentável suporta uma taxa de crescimento mais rápida e compatível com a adoção do consumidor", disse Baghdassarian, analista do Gartner .