A Fundação Instituto de Administração (FIA), uma das maiores instituições de ensino do Brasil e do mundo no segmento de educação executiva, além de oferecer modalidades tradicionais e já conceituados de ensino, também oferece, desde 2003, cursos pelo método de Educação a Distância (EaD), que é uma opção flexível e moderna de aprendizagem. Com perfil de alunos executivos, o e-learning precisava que sua plataforma atendesse às demandas de flexibilidade de acessos, que variam drasticamente de acordo com a quantidade de alunos de cada curso. Para solucionar esse problema, a FIA implementou a solução em nuvem Windows Azure, a fim de conseguir escalabilidade e redução de custos, além de melhorar a performance da plataforma para seus alunos.
Em seus cursos, a FIA utiliza a plataforma de e-learning Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), uma solução Open Source, amplamente utilizada no mercado educacional como solução de LMS (Learning Management System). Toda a operação era gerenciada on-premises, ou seja, fazia uso da infraestrutura local de redes e servidores para disponibilizar o ambiente Moodle.
Com a plataforma utilizada, a operação da instituição demandava grande flexibilidade da área de TI, já que o número de estudantes da organização aumentou bastante em um curto período de tempo. Isso significa que a organização precisava realizar altos e contínuos investimentos na sua infraestrutura para suportar o crescimento da necessidade de recursos computacionais e armazenamento, bem como garantir a segurança e alta disponibilidade do ambiente.
Após participar do Microsoft Executive Briefing Center Acadêmico, em Seattle(EUA), onde teve a oportunidade de discutir novas tecnologias para o segmento educacional, o gerente da área de TI da FIA, Eduardo Savarese Neto conheceu detalhes sobre as soluções em nuvem da Microsoft, que agregam valor para as instituições de ensino. Então escolheu o Windows Azure, plataforma que permitiu migração rápida dos serviços para a nuvem, característica que possibilitou a flexibilidade e o controle esperados de um ambiente como o da FIA.
Sendo assim, a FIA contratou a Programmer’s Software & IT Services – uma empresa que atua no mercado de Soluções de TI há mais de 20 anos, com soluções para a área de Educação, Portais Corporativos, Business Intelligence, User Experience e Cloud Computing – para portar a plataforma Moodle para a nuvem, através do Windows Azure – um desafio inédito – com três objetivos definidos: alcançar maior agilidade na disponibilização de ambiente para novos cursos e turmas atendidas pela entidade; melhorar a gestão de recursos computacionais e financeiros; e estabelecer uma infraestrutura robusta, segura e flexível.
A Programmer’s trabalhou em conjunto com a Microsoft – como parceiro Gold em diversas competências – e com a FIA, para elaborar uma solução dentro de um modelo dinâmico e replicável. Inicialmente, como forma de transição do modelo tradicional (on-premises) para uma solução na nuvem, a Programmer’s migrou a estrutura de um curso existente para o Windows Azure. A partir deste cenário, foi desenvolvida a solução Moodle na nuvem, no modelo PaaS (Platform as a Service). Isso significa que a Programmer’s, além de adequar o Moodle para a nuvem, ofereceu uma série de serviços que compreendem a gestão do ambiente computacional, setup de ambiente, escalabilidade automática, migração de dados, além de backup e suporte.
A solução Moodle na nuvem endereçou dois pontos comuns em ambientes computacionais on-premises, sendo o primeiro deles a necessidade crescente de recursos computacionais. “O ensino à distância (EaD) evoluiu muito nos últimos anos, sobretudo com o uso cada vez mais frequente de conteúdo multimídia, comunicação em tempo real e com o crescimento do mercado de dispositivos móveis, o que torna necessário investir cada vez mais em recursos computacionais”, explicou Eduardo Savarese Neto, gerente da área de TI da FIA.
O primeiro benefício conquistado com a migração foi a escalabilidade horizontal do ambiente Moodle, um fator chave para a FIA, considerando o constante crescimento no número de cursos, no conteúdo e, principalmente, na quantidade de alunos atendidos. “A solução possibilitou aumentar a quantidade de instâncias de serviços disponíveis, tornando possível atender o aumento da demanda e oferecer maior desempenho do sistema, refletindo diretamente na performance do ambiente para os alunos”, afirmou o Savarese.
Outro grande benefício foi a elasticidade. “Uma vez que a demanda pelos recursos do Moodle é sazonal, passou a ser possível diminuir ou aumentar os recursos disponíveis ao ambiente, otimizando o uso dos recursos computacionais e reduzindo o custo total de propriedade”, explicou ele.
A Fia ainda teve benefícios na redução de custos iniciais, já que não há mais a necessidade de criar ou expandir uma estrutura física de servidores e redes, ou adquirir licenças de software. Além disso, a FIA também se beneficiou com a redução dos custos e da complexidade na gestão do ambiente.
Com essas melhorias, as equipes de TI e EaD da FIA passaram a ter mais foco para o desenvolvimento de recursos que agregam valor ao negócio da instituição, deixando os esforços na estruturação do ambiente para a Microsoft. Os esforços da FIA passaram a ser inteiramente voltados ao produto final, focados na usabilidade do aluno. Um exemplo real é a dedicação das equipes para a criação de um novo Portal do Aluno integrado ao Moodle.