Grupo Aliansce usa nuvem privada com tecnologia Dell

nuvens híbridas Com a ampliação constante em suas operações, a Aliansce procurava por um pacote de soluções que centralizasse a infraestrutura de TI da empresa em um data center otimizado, que atendesse às necessidades da companhia por facilidade de expansão e mais produtividade. O novo ambiente deveria oferecer acesso ao sistema de gestão SAP pela web, independentemente do local ou do equipamento utilizado. Com a aquisição das soluções de ponta a ponta da Dell, incluindo servidores, storage (armazenamento), virtualização e serviços para implementação e suporte de TI, a empresa obteve o benefício de ter somente um ponto de contato para todas as soluções de TI, suporte a aplicações legadas e atendimento ProSupport 24/7 (suporte 24 horas por dia, sete dias por semana) com missão crítica (tempo de resolução de problemas de no máximo duas horas). Para a construção do novo ambiente, a equipe de TI da Aliansce optou por implementar máquinas virtuais em servidores blade Dell PowerEdge M620, utilizando o software VMware Vsphere. A infraestrutura é conectada à rede por meio de switches Dell Networking 5548. Para aumentar ainda mais sua disponibilidade, a Aliansce trocou sua solução de armazenamento anterior pelo Dell Compellent, o que também colaborou para reduzir custos de aquisição, espaço físico e consumo de energia. O funcionamento e a manutenção de toda essa infraestrutura tem o suporte do serviço Dell ProSupport com missão crítica. Segundo Joaquim Santos Neto, CIO da Aliansce, o desenho atual da infraestrutura de TI e a escolha da Dell como principal fornecedor de tecnologia são partes de uma decisão estratégica da Aliansce com foco no crescimento. “O ritmo de expansão da rede de shoppings não permite atrasos por parte da estrutura tecnológica da empresa. Se após a aquisição de um shopping, levarmos 60 dias para integrá-lo, significa prejuízo”, explica o CIO. “Temos que estar prontos para entregar serviços imediatamente após a aquisição. O grande benefício de nossa nuvem é que sempre que a empresa precisa, a estrutura de TI está pronta para suportar o crescimento”, complementa. Santos Neto destaca que a nova estrutura tem capacidade de suportar o crescimento da companhia por, no mínimo, cinco anos. A solução de ponta a ponta da Dell, implementada em agosto de 2013, também reduziu custos para o cliente. Para gerenciar o novo data center, a Aliansce conta apenas com 11 profissionais. Com o ProSupport, a empresa não precisa manter equipes de manutenção ou controle de peças em cada um de seus shoppings, uma vez que conta com o serviço de suporte da Dell em todo o Brasil. “A Aliansce não precisa mais destacar técnicos para atender problemas de TI em cada canto do País. A manutenção é realizada por uma equipe local especializada nas soluções da Dell, com rapidez, eficiência e menor custo”, afirma Arnaldo Murasaki, Diretor de Serviços da Dell Brasil. Santos Neto complementa: “Com o ambiente virtualizado da Dell, nossos ganhos serão proporcionais: quanto mais shoppings tivermos sob a mesma infraestrutura, menores serão os custos”. Com base nos resultados obtidos pela implementação da solução, a Aliansce já adquiriu o segundo equipamento de storage (armazenamento) Dell Compellent para a realização da migração do site de contingência da companhia. A empresa vai automatizar o processo de replicação de dados, que passará a ser feito em tempo real, a partir da integração do novo Dell Compellent com o sistema já existente no data center da companhia. Além disso, com o ambiente virtualizado, é mais fácil a manutenção da nova infraestrutura, sem a necessidade de uma equipe especializada de TI em cada empreendimento.

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