Allied Telesis desenvolve infraestrutura de rede para suportar sistemas de CFTV

Allied Telesis, empresa de Telecomunicações com matriz no Japão e presença em mais de 70 países, acaba de implantar aIMAGEM_LKD_June_16 infraestrutura de rede para suportar o sistema de comunicação de dados, do Centro Empresarial CNC Brasília– moderno complexo de edifícios comerciais sustentáveis, entregue em 2014, em Brasília (DF).

 

A infraestrutura de rede entregue pela Allied Telesis, que contou com a parceria do integrador AeroNet Engenharia e Tecnologia e da SVC Construções S.A., será integrado aos principais sistemas de segurança (CFTV) e controle de acesso instalados no CNC Brasília. Toda a infraestrutura do empreendimento contou com a instalação de 480 câmeras IP; passagem de 40 mil metros de fibra ótica; instalação de rede de dados horizontal metálica para CFTV; fornecimento de hardware para a sala de Controle; e instalação e configuração de videowall, switches, storage (armazenamento) e servidores.

 

O projeto desenvolvido pela Allied Telesis, juntamente com a AeroNet, envolveu a aquisição de switches da linha x610, que apresentam funcionalidades essenciais para a rede, como OSPF (Open Shortest Path First), ou seja, protocolo de roteamento feito para redes com protocolo IP) e VRRP (Virtual Router Redundancy Protocol) que trabalha com protocolo para redundância de Gateway em uma rede, com o objetivo de dois ou mais roteadores compartilharem o mesmo IP virtual no modo ativo/backup ou ativo/ativo, além de switches de acesso da linha  WebSmart GS95, utilizados  para conexão dos subsistemas e alimentação de dispositivos por meio do recurso PoE+ (Power over Ethernet), que representa mais potência em transmissão de energia e dados.

 

“Os equipamentos foram escolhidos baseados em requisitos de alta disponibilidade, alto desempenho e potência energética para alimentar as câmeras de monitoramento. Escolhemos a Allied Telesis por seu amplo portfólio que é capaz de disponibilizar os equipamentos certos para cada necessidade, além de apresentar soluções com custo/benefício apropriados para o projeto”, explica Franco Morais, gerente do Centro Empresarial CNC Brasília.

 

De acordo com o gerente, o CNC Brasília é um exemplo de empreendimento construído dentro dos padrões arquitetônicos de sustentabilidade e avanços tecnológicos, portanto as necessidades do projeto de infraestrutura levaram em consideração esses fatores. Morais explica que os edifícios possuem exigências específicas, sendo assim, cada subsistema foi exaustivamente planejado e testado antes de entrar em operação, sempre buscando alta disponibilidade. “Todo o projeto foi pensado baseado na tolerância a falhas. Assim, a implementação da solução foi feita utilizando protocolos dinâmicos para troca de informações nos switches de concentração e também para garantir a resiliência em caso de falhas na operação”.

 

Morais conta ainda que o projeto trouxe alguns desafios, como calcular o consumo de energia, consumo de banda de acesso e determinar quais as soluções tecnológicas iriam atender as demandas planejadas para entregar um sistema de videomonitoramento de alta definição e com alta disponibilidade. Além disso, segundo o gerente, todo o projeto onde o core-business não é TI, justificar o investimento em sistemas de segurança e acesso é sempre um grande desafio.

 

Ainda de acordo com o gerente, a rede do CNC Brasília foi planejada para suportar as atuais e futuras demandas. “As possíveis expansões deste projeto serão focadas no aumento da capacidade de armazenamento e aumento da quantidade de câmeras. Contudo o sistema projetado pela Allied Telesis em conjunto com a AeroNet já prevê possíveis expansões”, conclui.

 

Share This Post

Post Comment