O Grupo Binário, especializado em Tecnologias Integradas e Serviços Profissionais, expandiu seu portfólio de serviços para Data Center e passa a oferecer infraestrutura de ponta a ponta para a construção de um centro de dados, englobando desde a consultoria tecnológica para viabilizar o projeto de TI até a entrega da infraestrutura do edifício. A empresa também pode assumir a operação, manutenção e o suporte do ambiente, visando a interoperabilidade total, disponibilidade e a melhor eficiência energética. A estratégia da companhia é mirar em Data Centers de pequeno e médio porte, com até 200 metros quadrados.
Para essa oferta, o Grupo Binário também expandiu sua rede de parceiros, firmando acordos estratégicos com fabricantes como Schneider Electric; Stulz; SmartCube - além de Huawei e CA Technologies – essas, por sua vez, já trabalhavam com o grupo.
A empresa passa a disponibilizar serviços de Consultoria e Diagnóstico com objetivo de ajudar o cliente a definir o modelo adequado e a modalidade de Data Center, considerando os requisitos do negócio, os riscos, o crescimento e a operação. Já, com relação ao projeto e implementação, o Data Center é concebido em conformidade com a norma EIA/TIA942 que indica os requisitos desde a construção até sua pronta ativação.
Para a infraestrutura física e lógica de TI, o Grupo Binário assume a implantação completa do cabeamento metálico e óptico; instalação e configuração de switches e roteadores; definição de sistemas e protocolos; e instalação de servidores e sistemas de armazenamento.
Em relação à gestão e à operação, a empresa conta com três centros de gerenciamento de redes e infraestrutura (NOC), localizados em São Paulo, Barueri (SP) e Maceió (AL), com sistemas capazes de identificar e alertar desvios de comportamento de elementos antes que se tornem falhas críticas, possibilitando atuação de forma proativa. O centro de gerenciamento também pode ser estruturado e instalado no ambiente do cliente.
Monitorar os recursos e elementos do ambiente, bem como o consumo de energia, temperatura e umidade - de extrema importância para que os equipamentos funcionem adequadamente - é outra responsabilidade que a empresa passa a ter. A gestão do DCIM (Data Center Infrastructure Management), que coleta e gerencia as informações dos ativos e recursos do Data Center, fica a cargo da integradora.
Com relação ao modelo de Data Center, a Binário está apta a implementar vários tipos. O Data Center Container, como o próprio nome sugere, é um contêiner marítimo preparado para receber equipamentos de TI. Já o Modular, proporciona flexibilidade ao ambiente, podendo crescer ou reduzir tanto seus ativos e equipamentos como sua estrutura.
A fim de atender a demanda por virtualização, Plano de Recuperação de Desastre (DRP) e site backup, a Binário esta habilitada para projetar, planejar, implementar e suportar ambientes virtualizados, sejam eles críticos em ambiente primário ou dentro de um projeto de Data Center secundário, seguindo as regras de DRP e melhores práticas.
Ainda, a equipe multidisciplinar desenvolve os projetos de migração e realocação de equipamentos de Data Center, seja entre localidades distintas ou na mesma localidade. Os novos serviços têm cobertura em todo território nacional para empresas.
“Quando falamos na atuação em Data Center de ponta a ponta, estamos envolvendo desde a concepção da ideia, do projeto, do layout e construção dos ambientes até a implementação da infraestrutura adequada para sua operação”, explica Marco Aurélio Wasser, gerente da divisão de Data Center do Grupo Binário.
“Nós entregamos o sistema elétrico, sistema de climatização (down-flow, up-flow, in row e outros), sistema de extinção de incêndio, cabeamento, software e hardware, controle de acesso e circulação, gerenciamento (DCIM), entre outros itens. Em suma, o cliente nos cede o espaço e nós entregamos um Data Center pronto e ativo”, comenta Wasser.