Quatro coisas que todo DBA precisa saber

O DBA (Database Administrator), profissional responsável por administrar o banco de dados de uma companhia, tem papel connectingeuropefacility-ceffundamental dentro da empresa. Dentre suas missões, estão a mensuração de infraestrutura necessária para o banco de dados, implementação e gerenciamento das informações contidas nele, solução de eventuais problemas e monitoramento de desempenho.

Apesar de aparentemente técnicas, tais atribuições representam muito para a gestão do negócio como um todo. Por isso, é fundamental que este profissional esteja atento a questões que possam garantir ainda mais desempenho e performance para sua empresa, extraindo o máximo que sua infraestrutura pode fornecer Luiz Ernica, Suporte Técnico Sênior da TmaxSoft do Brasil, dá quatro dicas importantes:

1.    Menos pode significar mais

Opte por um banco de dados que execute requisições do usuário de forma mais eficiente e linear por meio de uma solução com arquiteturas multi-process e multi-thread. Isso permite que o servidor possa ser utilizado de maneira mais eficaz e que recursos de hardware sejam melhor alocados.

2.    Clusterização com disco compartilhado aumenta a disponibilidade

Bons bancos de dados oferecem tecnologia de alta disponibilidade por meio de operações trabalhadas em cluster para atender necessidades como load balancing e failover, mantendo o acesso aos dados sempre disponíveis e de forma mais eficiente.

3.    Fuja de licenciamentos que obriguem a ter funcionalidades não aderentes à realidade da empresa

Um dos fatores mais importantes hoje em dia para empresas que estão em crescimento é o custo em investimento para suportar a operação. Algumas soluções permitem a compra personalizada de funcionalidades exclusivas de versões superiores que se encaixam às demandas da empresa. Isso exclui a necessidade de migrar o modelo de licença para uma edição mais elevada, o que normalmente eleva o custo substancialmente.

4.    Desmistifique a migração

Conhecida por ser trabalhosa, a migração de sistemas de bancos de dados pode ser um processo demorado se não realizado com uma solução adequada, levando muito tempo para ser concluída, além de envolver custos e equipe dedicada a essa tarefa. Lançar mão de um banco de dados que disponibilize uma ferramenta automática de migração de dados heterogêneos simplifica o processo, garantindo eficiência para o dia a dia da empresa, além de reduzir consideravelmente o tempo de transferência de informações,

 

Share This Post

Post Comment