Mais um ano começou e já é hora de se preparar para a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2016, que tem início em 1º de março e vai até 30 de abril. Para facilitar este processo, todos que possuem certificado digital podem baixar a declaração pré-preenchida, apenas para realização de ajustes, reduzindo as chances de parar na malha fina ou ser retida por causa de incorreções.
Com o e-CPF da Serasa Experian é possível agilizar desde o preenchimento até o acompanhamento do processamento da declaração. O certificado digital permite também que o contribuinte monitore com segurança todo o processo pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) até o último lote de restituição, além de visualizar declarações anteriores, verificar pendências, parcelar débitos ou retificar pagamentos.
O Certificado Digital e-CPF é a versão eletrônica do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e permite realizar operações na internet com a mesma validade jurídica que o documento físico. Ainda está em tempo de adquirir o e-CPF para agilizar a declaração do IR deste ano, saiba mais em www.certificadodigital.com.br.
Certificação Digital
A certificação digital é uma tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico, regulamentada no país pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), vinculada à Casa Civil da Presidência da República. Tem validade jurídica e confere aos documentos eletrônicos autenticidade, integridade, sigilo e atributo de não repúdio.
A Serasa Experian promove a certificação digital como tecnologia efetiva para a desmaterialização dos processos, com atributos de validade jurídica, agilidade e praticidade, a serviço da sustentabilidade dos negócios e processos.