CITRIX oferece acesso a nuvem em código aberto

CITRIX oferece acesso a nuvem em código aberto

A Citrix anuncia o lançamento geral do Citrix CloudStack™ 3, a primeira versão da plataforma de nuvem de código aberto. O CloudStack já é a plataforma de maior sucesso do mundo para nuvens públicas, gerando mais de US$ 1 bilhão em receita para mais de 85 nuvens de produção em grande escala, incluindo algumas das maiores marcas da indústria.

Com a nova versão do CloudStack 3, a Citrix oferece o poder das nuvens estilo Amazon para empresas de qualquer porte. Pela primeira vez, clientes corporativos podem aproveitar a rapidez e simplicidade da plataforma para construir nuvens que espelham as nuvens mais bem sucedidas do mundo, transformando os recursos de datacenter virtualizados em nuvens automatizadas, elásticas e ‘self-service’.

O CloudStack, da Citrix, é um componente chave do portfólio de computação em nuvem da da empresa, que oferece soluções para facilitar a Construção de nuvens novas, a Conexão com serviços de nuvem existentes, e a Entrega de uma nuvem com melhor segurança, desempenho e confiabilidade. Comparada com as abordagens das gerações mais antigas de TI, a Era da Nuvem nasceu de um conjunto completamente diferente de conceitos – na verdade, muitas da exceções da Era do PC agora são regras para a Era das Nuvens. Isso está obrigando as empresas de TI corporativo a reavaliar suas estratégias de TI, em busca de custos menores, maior capacidade e mais agilidade. O portfólio de nuvem da Citrix foi criado para acelerar essa inovação da Era da Nuvem, viabilizando acesso ao poder de computação cada vez mais acessível, permitindo que as pessoas trabalhem em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo, e aumentando a agilidade dos negócios.

Desde sua introdução, o CloudStack rapidamente se tornou a maior plataforma comercial de código aberto para criar, gerenciar e entregar nuvens de infraestrutura-como-serviço altamente escaláveis para um grande número de clientes, como a Datapipe, Edmunds.com, IDC Frontier, Nokia Research e a Zynga. O CloudStack foi criado para garantir a construção de ambientes de nuvem em produção a partir de uma plataforma econômica, flexível e escalável. Essa não é uma plataforma tradicional de virtualização para servidores corporativos com camadas de gerenciamento em nuvem. Ao invés disso, o CloudStack é uma plataforma totalmente nova e aberta para múltiplos hipervisores que foi projetada para construir nuvens públicas e privadas seguindo o exemplo das nuvens mais inovadoras do mundo - simples, automatizadas, elásticas, escaláveis e eficientes. Os novos recursos da CloudStack 3 estão focados em abertura, flexibilidade e integridade, e incluem:

· Plataforma de Virtualização Otimizada para Nuvens: Mantendo seu compromisso de operar com qualquer hipervisor, com suporte para grandes plataformas como a KVM, OVM, vSphere e Xen®, o CloudStack 3 integrou uma versão do Citrix XenServer® 6 otimizada para nuvens. Quatro das cinco maiores nuvens públicas do mundo atualmente em produção (Amazon, Rackspace, GoGrid, Softlayer) escolheram o XenServer® ou o Xen® como a plataforma de virtualização preferida, e essa integração oferece ainda mais capacidade em relação à escalabilidade, administração, segurança, multititularidade e integração de comutação virtual, qualidades que não estão presente em soluções de virtualização corporativa tradicionais de outros grandes fornecedores.

  • Integração de Rede como Serviço: A Rede como Serviço (Networking-as-a-Service - NaaS) é um grande diferencial cada vez mais relevante para fornecedores que querem oferecer soluções corporativas avançadas a partir da nuvem. Por esse motivo o CloudStack 3 agora oferece integração total com o Citrix NetScaler®, criando uma experiência de nuvem rápida, segura e confiável para cerca de 75% de todos os usuários de internet, diariamente. O CloudStack suporta os dispositivos da NetScaler SDX™ e VPX™, e facilita maior integração a nível de rede para produtos como o Citrix CloudBridge™ e o Citrix CloudGateway™.  Isso cria um patamar inovador de networking virtual, garantindo mais segurança, desempenho e conectividade entre nuvens públicas e privadas entregues como serviços integrados a partir dessa plataforma.

 

  • Catálogo de Serviços de Rede Integrados: Além da integração do NetScaler, o CloudStack ainda aproveita das soluções de rede ricas e flexíveis. Com isso, os prestadores de serviço podem vender seus serviços de rede criando catálogos personalizados das opções de serviços de rede disponíveis.  Esse recurso, inédito entre os fornecedores de plataformas de nuvem, permite adotar o melhor modelo de implementação de nuvem para seu ambiente e carga de trabalho.

 

  • Interface de Usuário - Incrivelmente Simples: A Citrix é muito conhecida por seu foco em experiências atraentes para seus usuários finais que se assemelham à experiência do consumidor. A nova versão do CloudStack 3 reflete esse foco com uma experiência incrivelmente simples que permite rapidamente criar, lançar e gerenciar sua própria carga de trabalho na nuvem. A combinação de administração ‘self-service’ aliada à configuração e automatização avançadas permitem que os novos serviços de TI sejam oferecidos em minutos, ao invés de semanas.

 

  • Integração com Swift, da OpenStack: O novo CloudStack 3 suporta a Swift, tecnologia de armazenamento de objetos da OpenStack para criar espaço de  armazenamento para objetos redundantes e escaláveis através de clusters de servidores padronizados, capazes de armazenar petabytes de dados.

A Citrix também anunciou o Programa Comunitário de Nuvem da Citrix, que apresenta mais de 2.200 produtos e serviços verificados como Citrix Ready®, ou seja, certificados para funcionar com as soluções de nuvem da Citrix. O programa apresenta centenas das principais empresas de tecnologia e prestadores de serviços que trabalham em parceria com a Citrix para construir o maior ecossistema de computação em nuvem da indústria.

Desde a aquisição da Cloud.com pela Citrix em 2011, as interações de usuário que fazem parte da comunidade de código aberto CloudStack.org quadruplicou, com mais de 25 mil criadores de nuvens do mundo inteiro registrados como membros ativos da comunidade CloudStack.org. Durante os últimos doze meses, o CloudStack em código aberto foi baixado mais de 60 mil vezes e, hoje o número mensal de downloads aumentou em média 500%.

 

 

Share This Post

Post Comment