Não é de hoje que as empresas têm adotado os princípios e as ferramentas Lean para reduzir a complexidade de suas operações, aumentar a eficiência e a produtividade de seus processos operacionais, visando principalmente reduzir desperdícios e custos e gerar mais valor para o cliente.
A implementação da filosofia Lean permite obter uma visão holística de toda a cadeia de valor, garantindo uma cultura de melhoria contínua e excelência operacional a partir do monitoramento dos processos, otimizando as operações, identificando desvios e garantindo a entrega de produtos com a qualidade e nos prazos determinados nos objetivos de negócio. A filosofia Lean também desenvolve os sensos de autonomia e responsabilidade, pois os colaboradores têm voz e papel mais ativo na melhoria do processo produtivo.
E como a metodologia Lean pode se combinar com a Indústria 4.0? Na verdade, as suas bases têm diversos pontos em comum, como ganhos de eficiência, otimização de tempo e redução de custos. Com sistemas que possibilitem a melhoria contínua de sua produtividade a partir da tomada de decisão baseada nos dados enviados por sensores e soluções de IoT (Internet das Coisas) embarcados nos equipamentos e plataformas de gestão capazes de transformar dados em insights, a Indústria 4.0 vem se consolidando como a evolução dos métodos Lean.
Como o Lean e a Indústria 4.0 se complementam
Filosofia e tecnologia, nesse caso, caminham juntas. Em primeiro lugar, a filosofia Lean sempre teve como foco o cliente e, com inovadoras tecnologias digitais, os líderes de negócio passam a ter uma visão mais clara das necessidades e demandas de seus clientes.
Em segundo lugar, temos a cultura de melhoria contínua que, com o poder de análise embarcado nas plataformas de gestão de ativos, passa a ser guiada por um olhar holístico que antecipa necessidades, reduzindo custos com períodos de inatividade e otimizando a gestão da execução da manutenção.
E, em terceiro lugar, como a filosofia Lean visa eliminar todos os desperdícios na cadeia de valor – desde o pedido do cliente até a entrega do produto –, a base da Indústria 4.0 é fundamental para uma maior eficiência em toda a cadeia produtiva, com a conectividade entre máquinas e processos, a integração dos sistemas e análise de dados.
Assim como também é fundamental a presença de uma plataforma de gestão que permita a troca de dados em tempo real, removendo as atividades que não agregam valor, identificando as causas-raiz dos problemas de desempenho e acelerando a validação das medidas de melhoria, permitindo uma implementação mais rápida de ações em toda a fábrica.
Ao final, o objetivo sempre é aumentar a capacidade produtiva, reduzir custos, entregar produtos com alta qualidade e gerar mais valor para o cliente. Essa é a perfeita união entre o Lean e Indústria 4.0.
[author] [author_image timthumb='on']https://docmanagement.com.br/wp-content/uploads/2019/11/thumbnail-Jefferson-Castro.jpg[/author_image] [author_info]Jefferson Castro
Gerente de produto da Atech[/author_info] [/author]