Solução para e-commerce vence 2º TOTVS Analytics Challenge powered by GoodData

A capixaba Market&Share, especializada em marketing digital para e-commerce com foco em performance, foi a vencedora da

Information Technology background. Conceptual image for information technology, cloud computing or internet. Great for backgrounds or main image in your futuristic, networking or internet related concept design.

segunda edição da competição Analytics Challenge, promovida pela TOTVS, em parceria com a GoodData, empresa americana provedora de plataforma de análise de dados em nuvem, e com orientação da Stategy Lab, especialista na criação de produtos e serviços baseados no uso inteligente de informações. O desafio tinha por objetivo incentivar fornecedoras de softwares SaaS e de Serviços a desenvolverem um protótipo de uma nova solução baseada em Business Analytics e Cloud. Ao todo, participaram 40 empresas brasileiras.

A companhia escolhida apresentou uma ferramenta baseada na resolução de um problema comum a todas as organizações de comércio eletrônico, a gestão de informações. Atualmente, qualquer e-commerce precisa tomar decisões sobre investimento em mídia online, carro chefe para atrair potenciais clientes, mas se não souber analisar os dados que gera, dificilmente chegará a uma decisão assertiva de negócio que reflita em lucro.

Para uma boa gestão de um e-commerce é necessário, em primeiro lugar, integrar as diversas fontes de informação disponíveis, incluindo dados oriundos de sistemas de ERP, de softwares especialistas em Logística e Distribuição e das demais plataformas digitais. Essa consolidação permite aos gestores do comércio eletrônico identificar os canais que trazem clientes mais lucrativos ou os que tem a melhor taxa de pedidos efetivados. Atualmente, muitas empresas realizam esse trabalho de consolidação de forma manual, com a elaboração de planilhas eletrônicas, gerando um desperdício de tempo e também de oportunidades.

A proposta da Market&Share foi desenvolver um produto baseado em Business Analytics (BA) capaz de cruzar informações distintas armazenadas em diversas fontes e gerar, de forma muito simples e online, um cenário preciso para pautar ações de marketing relevantes, alinhadas à estratégia da loja virtual.

“O conhecimento da Market&Share em e-commerce aliado à capacidade de análise e integração de informações da plataforma GoodData permitiu a criação de uma aplicação “plug and play” altamente relevante para a lucratividade das empresas que atuam nesse segmento”, enfatiza Gilmar Hansen, diretor de produtos fluig da TOTVS.

Para Paulo Henrique Munhoz, um dos sócios da Market&Share, participar do Analytics Challenge foi uma oportunidade importante para a criação de um produto agnóstico que ajudará a resolver o problema de muitas empresas de comércio eletrônico na hora de buscar, cruzar e consolidar dados de diversas fontes e transformá-los em indicadores eficientes de negócios. “Começamos o projeto pensando em uma ferramenta que nos ajudaria no dia a dia, mas durante o processo percebemos que tínhamos na mão a chance de desenvolver uma solução que fazia sentido para todo o mercado de vendas online. Com a conquista do primeiro lugar, já iniciamos um protótipo, que entrará em fase de testes no próximo mês”, destaca o empreendedor.

A parceria entre as empresas foi iniciada em junho de 2013, quando a TOTVS Ventures, braço de Venture Capital da TOTVS, liderou um investimento de US$ 22 milhões na companhia localizada no Vale do Silício, tornando-se distribuidora exclusiva na América Latina de soluções de Big Data e Analytics e integrando as plataformas da americana em seu portfólio. O TOTVS Smart Analytics powered by GoodData, o Fluig Analytics, dashboards personalizados e flexíveis e Plataforma como Serviço são algumas das ofertas lançadas ao mercado.

Share This Post

Post Comment