A solução da TransUnion permitiu que a FinTech Consiga+ operasse no mercado e oferecesse respostas em tempo real e taxas de juros personalizadas para solicitações de crédito consignado privado
Quem solicita crédito consignado, geralmente, tem urgência em receber o dinheiro do empréstimo para se organizar financeiramente. Entendendo a demanda por esse tipo de empréstimo e com o objetivo de democratizar o acesso ao crédito no Brasil, a Consiga+, uma das maiores FinTechs de crédito consignado do país, implementou a solução da TransUnion, companhia global de soluções de informação, para viabilizar seus negócios. O modelo de negócios permitiu que a startup atingisse uma carteira em torno de R$65 milhões em menos de um ano, oferecendo taxas de juros mais competitivas e resposta em tempo real para solicitações de crédito.
Com suas operações iniciadas em novembro de 2018, a Consiga+ surgiu da necessidade de oferecer ao mercado uma opção de crédito diferenciada, de fácil acesso e com taxas de juros mais competitivas. “Ser uma FinTech não é algo fácil. Estamos imersos em um mercado dominado por grandes players, além de concorrermos com outras startups financeiras. Por isso, optamos pela especialização no nicho corporativo, oferecendo soluções de crédito consignado privado. Mas, para operar nesse cenário e oferecer um produto realmente competitivo, precisávamos de um diferencial: a decisão em tempo real. Isso só seria possível se pudéssemos contar, desde a fase de desenvolvimento dos negócios, com uma solução de decisão inteligente e precisa”, comenta Victor Loyola, Co-fundador & CEO da Consiga+.
Para atender seus objetivos e iniciar sua atuação no mercado, a Consiga+ buscou uma oferta que permitisse agregar agilidade e inteligência aos seus processos. Com a implementação do CrivoSM, solução de decisão da TransUnion, a startup conseguiu construir políticas para concessão de crédito alinhadas e configuradas com o perfil individual de cada solicitante, a partir da análise de dados alternativos provenientes de mais de 600 fontes públicas e privadas da TransUnion, cruzadas com o banco de informações da Consiga+, oferecendo uma resposta em tempo real e taxas mais competitivas.
Para Marcelo Sena, Diretor Comercial e Chief Revenue Officer (CRO) da TransUnion Brasil, o tempo de resposta em um processo de solicitação de crédito é o ponto mais delicado no relacionamento entre mutuário e uma instituição financeira. “Quando um indivíduo interessado em obter recursos solicita um orçamento ou uma simulação, independentemente de sua renda mensal, ele espera pela resposta para poder se organizar financeiramente. Mesmo que não seja para uma decisão imediata, o tempo de retorno com valores, taxas de juros e demais condições que envolvem o empréstimo é essencial para uma decisão de tomada de crédito. Com o uso de dados e tecnologia para automatizar essa jornada de forma ágil e segura, as ofertas das financeiras ganham valor agregado, ao mesmo tempo em que geram maior engajamento e confiança junto aos solicitantes”, comenta.
Atualmente, a Consiga+ atende mais de 130 empresas, cobrindo 330 mil colaboradores; volume que cresce mensalmente. Com uma carteira que gira em torno de R$ 65 milhões, o Fundo Consiga Mais (FDIC) já contava com patrimônio líquido de R$ 110 Milhões, no final de 2019. Uma vez que a resposta rápida é um fator chave para o crescimento da empresa, só foi possível concretizar essa realidade com parceiros de mercado estratégicos, auxiliando na aderência das ofertas pelos departamentos de Recursos Humanos de empresas.
“Nossa proposta de valor está fundamentada em nosso produto. Por isso, precisávamos agregar algum diferencial ao longo do contato com o RH das empresas, como também no relacionamento com os colaboradores interessados em crédito. Com a implementação da solução da TransUnion, foi possível dar respostas em tempo real às solicitações e simulações de crédito, com taxas de juros que variam conforme o segmento da empresa e o perfil de risco individual dos colaboradores, mesmo que o colaborador interessado esteja passando por alguma dificuldade financeira ou esteja negativado. Por se tratar de uma linha de crédito simples e inclusiva, o crédito consignado privado é um benefício importante que a empresa pode prover aos seus funcionários”, explica Loyola.
O executivo destaca ainda que o principal diferencial da TransUnion é o atendimento personalizado para organizações em todos os estágios de desenvolvimento dos negócios, sejam embrionárias ou já consolidadas no mercado. “Quando sua empresa ainda não passa de uma ideia com um propósito, não é simples conseguir parceiros ou adquirir serviços personalizados, a exemplo dos oferecidos pela TransUnion. Recebemos soluções customizadas para as nossas demandas, valorizando nossa relação desde o início”.
A Consiga+ oferece crédito aos funcionários das empresas conveniadas com agilidade e simplicidade, sem burocracia, através de seu aplicativo ou por teleatendimento. Seu sistema de gestão (portal do RH) foi desenvolvido visando minimizar o trabalho operacional das áreas de Recursos Humanos, tornando o processo prático e controlável.
“Além de viabilizar as operações da startup, a parceria entre a TransUnion e a Consiga+ permite que mais pessoas tenham acesso a uma opção de crédito com taxas de juros menores e de maneira rápida, o que ajuda a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, em linha com o propósito da Transunion. Consequentemente, impulsionamos a economia do país”, finaliza Sena.
Sobre a TransUnion
A informação é poderosa. E a TransUnion reconhece sua importância, desenvolvendo e oferecendo ao mercado soluções de informação de maneira inovadora. Por trás de cada dado, consegue encontrar histórias únicas, além de tendências e ideias exclusivas. A TransUnion impacta o desenvolvimento de economias e AJUDA A MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS, viabilizando o acesso a bens e serviços, por meio de soluções para a tomada de decisão no relacionamento das organizações com seus clientes e parceiros. A empresa possui um portfólio de soluções sólido. Fundada em 1968, opera internacionalmente há mais de 30 anos, chegando ao Brasil em 2011. Suas ofertas auxiliam na prospecção de novos clientes, tomada de decisão no processo de concessão de crédito, risco, cobrança, cross selling e prevenção à fraude, atendendo centenas de clientes nos segmentos de serviços financeiros, seguros, telecomunicações, varejo e cobrança. Presente em mais de 30 países, a TransUnion estimula a inovação e apoia comunidades com base em informações e dados alternativos. Nós chamamos isso de Informações para o Bem. Visite http://www.transunion.com.br para saber mais.