A instituição conseguiu, em dois meses, aumentar a retenção de alunos e ampliar o acesso à educação nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia com a implementação da solução
A Multivix, o maior grupo educacional do Espírito Santo, implementou a assinatura eletrônica e transformou seus processos totalmente digitais para otimizar ainda mais a rotina dos alunos de EaD. Com a solução da DocuSign, empresa pioneira e líder em assinaturas eletrônicas, o grupo tornou o processo de matrículas e rematrículas mais prático, uma vez que não exige a presença do aluno nos polos de ensino para assinar os contratos, proporcionando que o estudante realize todos os trâmites com a faculdade remotamente.
A mudança corresponde as novas demandas de transformação digital para atender a um mercado jovem e extremamente conectado. A tecnologia revolucionou como a sociedade se relaciona com o mundo. Apenas no setor educacional, por exemplo, a cada cinco estudantes matriculados no Ensino Superior, um se enquadra na modalidade de Educação à Distância (EaD), segundo dados da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Nesse cenário, pessoas de diversos lugares do país, até mesmo fora dos grandes centros, conseguem ter acesso à conteúdos em casa, aumentando as oportunidades de ingresso em universidades.
Para Flávio Janones, diretor EaD do Grupo Multivix, em apenas dois meses, a instituição já percebeu maior engajamento dos alunos graças à diminuição do tempo de efetivação da matrícula. “O futuro depende de processos digitais. Por isso, adotar e desenhar um ambiente 100% digital e que facilite o ingresso do aluno que mora longe dos grandes centros, pode levar o acesso à educação a mais lugares. O entusiasmo das turmas EaD foi tão grande que a nossa meta é, ainda esse ano, implantar a solução no ensino presencial, pois temos muitos alunos de outras cidades que se deslocam para estudar em nossas faculdades. O processo de matrícula on-line vai evitar que eles tenham que vir até a sede da universidade apenas para entregar contratos e cópias de documentos”, comenta.
Atualmente, a Multivix tem 150 polos de Educação à Distância espalhados pelo Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Com isso, o grupo sentiu a necessidade de otimizar a administração dos documentos, uma vez que, para cada aluno, era necessário o envio do material, coleta de assinaturas, validação e arquivamento na matriz. Toda a transação adicionava tempo ao ingresso, uma vez que muitos moram longe de um polo e precisam se deslocar para outra cidade para realizar a matrícula.
O vice-presidente de Vendas da DocuSign na América Latina, Gustavo Brant, reforça a importância em investir em soluções inteligentes que unam o crescimento dos negócios com o benefício e a comodidade dos consumidores. “A assinatura eletrônica é uma solução que revoluciona a visão sobre o negócio. No caso da Multivix, a instituição pôde atender um público maior com mais praticidade e agilidade, impulsionando não só a reputação da universidade, mas também o futuro de milhares de jovens na região. Com a implementação de processos ágeis, é possível mudar toda uma estrutura tradicional, promovendo melhoras em todo o segmento”, explica.
Com 20 anos de atuação no mercado educacional, a Multivix é referência em qualidade de ensino junto ao Ministério da Educação. Essa bagagem fez com que a expansão acontecesse a fim de levar mais oportunidades para a região, fortalecendo o desenvolvimento local por meio da capacitação de novos profissionais.
Atualmente, a instituição atende mais de 25 mil alunos em ambas as modalidades, estimulando a adesão da assinatura eletrônica também no ensino presencial. “Como resultado da facilidade e usabilidade da ferramenta da DocuSign, por exemplo, nós conseguimos diminuir de 15 para três dias todo o processo de contrato com o aluno, já que a plataforma permitiu que a integração entre os sistemas de inscrição e matrículas ficasse eficaz e muito mais ágil. Com essa mudança de mindset, nos tornamos a primeira universidade do Espírito Santo a ter uma educação, de fato, à distância”, reforça o gerente corporativo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Multivix, Alessandro Ventorin.
A mudança no perfil dos alunos, a vontade que muitos deles têm em seguir com os estudos e o fato deles estarem abertos à adequação para que mais pessoas tenham acesso a ensino com qualidade e economia, abre um cenário mais inclusivo e com quebra de barreiras.