A Simpress, provedora de BPO de documentos, apontada pela IDC como líder no mercado brasileiro de outsourcing de impressão em 2011, no ranking de Canais, conforme relatório Brazil Printing Outsourcing 2012, reuniu a imprensa para divulgar os resultados do exercício de 2012 e mostrou que as perspectivas para a companhia são positivas também para o ano de 2013.
Com investimentos de R$ 66 milhões em 2012, encerrou o exercício com 1.793 funcionários e mais de 200 vagas abertas em todo País. Os números positivos são reflexos da conquista de novos contratos e da expansão de receita na base ativa de clientes.
Conforme destacou Vittorio Danesi, presidente da Simpress, o mercado peculiar em que a companhia atua também ajudou na consolidação dos resultados. “É um setor onde, de acordo com o IDC, somos líderes. Essa posição se dá em face de termos concretizado uma infraestrutura de atendimento técnico e comercial diferenciada, que abrange todo o território nacional. É esse diferencial que nos permite estar presente em grandes negócios em todas as regiões do País, e não exclusivamente em uma ou outra região como é o caso da maioria dos nossos competidores”, afirma.
O fundador da empresa também comenta seu otimismo com relação ao setor de ECM no Brasil, uma das vertentes de serviços da companhia, que segundo ele tente a crescer como área de atuação da Simpress , tanto quanto a área de MPS. Para Danesi, o mercado brasileiro já está amadurecendo para as tecnologias de ECM, entretanto ainda falta um pouco mais de cultura para as companhias neste sentido, o que , conforme ressaltou, é apenas uma questão de tempo, para que esta percepção seja integralmente absorvida.
Quanto ao números e conquistas da companhia os números são bastante otimistas. Assim como em 2011, os investimentos realizados ao longo do ano, que superaram os R$ 60 milhões, foram utilizados para fortalecer o portfolio e realizar pesquisas de desenvolvimento. Tudo isso rendeu frutos. A companhia foi eleita pela sétima vez consecutiva a maior provedora de outsourcing de impressão do mercado brasileiro, segundo pesquisa publicada pela Série Estudos Outsourcing.
Em 2012, o IDC também reconheceu a liderança no setor segundo o relatório Brazil Printing Outsourcing 2012. De acordo com a empresa de pesquisas, a companhia possui 17,2% de participação no mercado de impressão terceirizada quando analisado em receitas e imprime 19% das páginas impressas sob contratos de terceirização de impressão no Brasil.
Para 2013 o foco é atingir os 16% de crescimento projetado e ser responsável por 20% do market share de páginas impressas no País. Além disso, a companhia pretende reter clientes e talentos, atender às exigências de seus consumidores e desenvolver novidades para o mercado tão competitivo em que atua.
BPO de Documentos
Para conseguir um bom resultado no primeiro ano de atuação como provedora de BPO de documentos, a Simpress dividiu o processo de reposicionamento em duas etapas. A primeira demandou um esforço intenso em reposicionamento mercadológico. Também foi necessário investir esforços para mudar a percepção do cliente sobre a Simpress, fazendo com que ele enxergasse a companhia como uma fornecedora de soluções mais abrangentes.
Já o segundo trabalho, que foi feito pela área comercial, demandou o esforço de montagem do pipeline. “Nessa área o processo de consolidação de contratos leva um certo tempo. Mas o resultado é bom. Já fechamos os primeiros negócios e esperamos colher frutos mais intensos a partir deste ano”, prevê o presidente.
Crescimento
A expectativa para 2013 é iniciar a consolidação dos negócios começados em 2012. Com base em dados de crescimento do PIB divulgados pelo governo federal, a Simpress acredita que este ano o cenário econômico brasileiro irá se comportar de maneira mais favorável se comparada ao ano passado. “Mesmo que o desempenho do mercado no Brasil seja mais modesto do que os 3% ou 4% de crescimento previsto pelo governo, acredito que não será tão ruim como foi 2012”, comenta.
Para a companhia, o crescimento econômico mais cadenciado e consistente projetado a longo prazo e o mercado aquecido se traduzem em um cenário bastante positivo para os próximos três anos. “Acredito que a visão do governo sobre as modificações e reformas que têm que ser feitas para tornar o País mais competitivo está alinhada aos grandes eventos internacionais que o Brasil vai hospedar nos próximos anos e a uma expectativa de retomada da curva de crescimento econômico do mundo de forma bastante clara. Hoje o Brasil pode ser visto como um país bastante integrado”, encerrou.
Os Números
A companhia possui 17,2% de participação no mercado de impressão terceirizada quando analisado em receitas e imprime 19% das páginas impressas sob contratos de terceirização de impressão no Brasil. Isso significa que a Simpress imprimiu mais de 3 bilhões de folhas no ano passado.
Com operação em seis estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Belo Horizonte, Brasília e Salvador), a Simpress possui 1,7 mil colaboradores e mais de mil técnicos especializados que promovem atendimento a clientes em nível nacional. Atualmente, a companhia 1,5 mil contratos diretos em todo o Brasil.
“O fato da Simpress ter sido reconhecida como líder no Brasil é o melhor reconhecimento do nosso trabalho”, afirma Danesi, ressaltando que a esse número ainda pode ser acrescido o resultado produzido pelo seu canal de revendas no Brasil.
“ Nos esforçamos muito para que nossos clientes sejam atendidos com excelência e tenham confiança nas nossas soluções. Sempre buscamos entregar alta qualidade nos nossos serviços”, acrescenta.
A estimativa para 2012 é que a companhia seja responsável por 20% de todas as páginas impressas sob contratos de terceirização de impressão no País, ou seja, a Simpress imprimirá mais de 3,5 bilhões de folhas este ano, de acordo com os dados da IDC.