Novo relatório da GSMA destaca o papel global da conectividade inteligente

Novo relatório da GSMA destaca o papel global da conectividade inteligente

A GSMA anunciou hoje um novo relatório, Intelligent Connectivity: How the Combination of 5G, AI, Big Data and IoT Is Set to Change Everything, destacando como as redes 5G, a inteligência artificial (AI), as plataformas inteligentes e a Internet das Coisas (IoT) estão prontas para transformar a vida de cidadãos e empresas do mundo inteiro. O relatório detalhado recorre a novas entrevistas com altos representantes da Deutsche Telekom, GSMA Intelligence, KT Corp, Telefonica e Vodafone e explica como a convergência da computação e das comunicações promoverá uma mudança na produtividade, oferecendo serviços em tempo real em vários setores como entretenimento, transporte e manufatura. A GSMA Intelligence estima que haverá 1,4 bilhão de conexões 5G globais até 2025, respondendo por mais de 15% do mercado móvel.

“A combinação de 5G, IoT, Big Data e IA afetará quase todos os aspectos de nossas vidas diárias, desde a forma como consumimos entretenimento até a maneira como aprendemos e interagimos com nossos colegas – tudo isso sustentado por uma hiperconectividade onipresente”, comentou. Mats Granryd, diretor geral da GSMA. “A fusão dessas tecnologias transformadoras impulsionará mudanças fundamentais e conectará inteligentemente tudo e todos a um futuro melhor.”

Entretenimento digital em todas as partes

O relatório destaca como as redes 5G de alta velocidade tornarão o entretenimento digital mais rico e mais social, oferecendo aplicativos de realidade aumentada e realidade virtual para jogos e TV. Também tornará os eventos ao vivo, como esportes e shows, uma experiência mais envolvente, permitindo visualizações ao vivo de 360 graus de qualquer lugar do local e possibilitando aos espectadores usar dispositivos de RV para ver o espetáculo em suas casas. Os jogos também serão mais interativos e sociais, com vários jogadores, gráficos HD realistas e velocidade rápida de internet, o que significa que os jogadores podem jogar em qualquer lugar sem o custo ou a inconveniência de precisar ter um hardware especializado.

Transporte rápido e seguro

No setor do transporte, o 5G funcionará perfeitamente com outras tecnologias para tornar a viagem a mais segura e tranquila possível. Com carros, bicicletas e pedestres transmitindo suas posições em tempo real, os sistemas de inteligência artificial usarão conectividade inteligente para instruir os veículos sobre quanto acelerar e quando diminuir a velocidade, tornando nossas estradas mais seguras e facilitando o tráfico. Os sistemas de inteligência artificial compilarão dados rodoviários e veiculares, incluindo condições meteorológicas, obras viárias e congestionamentos, para oferecer aos motoristas as informações em tempo real sobre suas rotas.

Conectividade industrial

A conectividade inteligente também está preparada para impulsionar uma quarta revolução industrial, na qual robôs e computadores otimizam a produção e manutenção nas fábricas. O 5G combinado com a IoT e a IA capturará informações em tempo real, permitindo que o controle remoto de máquinas e a conectividade em toda a fábrica aumente a eficiência e o valor que os fabricantes fornecem aos clientes.

Agricultura inteligente

O 5G ajudará os agricultores a monitorar e aumentar a produtividade e a qualidade dos cultivos, monitorando com precisão as condições do solo e do clima para adequar o uso de pesticidas e fertilizantes. As redes de IoT Móvel monitorarão a pressão nos canos de água para melhorar a detecção de vazamentos e preservar o fornecimento. A conectividade inteligente suportará uma redução no desperdício e ajudará a preservar os recursos do planeta, promovendo eficiências e ajustando melhor a oferta e a demanda.

As operadoras de telefonia móvel já estão dando grandes passos na implementação e entrega de redes 5G com redes comerciais nos Estados Unidos, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e China – esperadas para este ano. A GSMA Intelligence espera que as redes 5G abranjam 40% da população mundial até 2025 ou aproximadamente 2,7 bilhões de pessoas. O 5G inaugurará profundas mudanças no modelo de negócios das operadoras de telefonia móvel com a convergência da computação e das comunicações para produzir serviços em tempo real ou sob demanda.

Participe do MWC19

Para mais informações sobre o MWC19 Barcelona, incluindo como participar, expor ou patrocinar, acesse www.mwcbarcelona.com. Acompanhe as notícias e atualizações do MWC19 no Twitter @GSMAEvents usando #MWC19, na nossa página do evento no LinkedIn www.linkedin.com/showcase/mwcbarcelona/ ou no Facebook em www.facebook.com/mobileworldcongress/. Siga outras notícias e atividades da GSMA no Twitter @GSMA.

Para baixar o relatório, acesse: www.gsma.com/IC/report/. Para mais informações sobre o trabalho da GSMA em Conectividade inteligente, visite: www.gsma.com/ic.

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel no mundo todo, reunindo mais de 750 operadoras e cerca de 400 empresas do amplo ecossistema da tecnologia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de internet, assim como organizações em setores industriais adjacentes. A GSMA também produz os eventos MWC líderes do setor, realizados anualmente em Barcelona, Los Angeles e Xangai, além do Mobile 360 Series com conferências regionais.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20190221005665/pt/

Fonte: DINO, Divulgador de Notícias

Share This Post

Post Comment