Advanced IT faz atualização de softwares para Hospital de Clínicas de Porto Alegre

A porto-alegrense Advanced IT, especializada em oferecer serviços na área de Tecnologia da Informação, foi a vencedora da licitação para atualizar a versão de Oracle Forms e Reports do sistema AGH do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O AGH trata-se de um software que possui vários módulos e hoje é o principal utilizado pelo HCPA na Gestão Hospitalar.

Atualmente, o Hospital utiliza a versão 6i do software, e os profissionais da Advanced IT serão responsáveis por realizar a troca para a versão 11g, instalando a plataforma de software e atualizando os programas e relatórios do AGH em Forms/Reports. O Oracle Forms é uma solução que gera telas para preenchimento de dados de um sistema, e o Reports, por sua vez, tem como função gerar relatórios com estas informações. Com a atualização da versão, o AGH passará de uma arquitetura cliente-servidor, já descontinuada e sem suporte, para uma plataforma web. A atualização tem também como meta prioritária a implantação integrada e gradual com os módulos do AGHU – novo sistema de Gestão Hospitalar para Hospitais Universitários -, que está sendo desenvolvido com tecnologia Java.

Com a atualização do Forms/Reports, o HCPA também terá a possibilidade de atualizar a versão do banco de dados, que atualmente é a 10g, para a versão 11g. O contrato, que inicialmente será de 24 meses, prevê suporte, treinamentos, manutenções e consultorias técnicas sob demanda.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre é uma empresa pública de direito privado, criada nos anos 70. Integrante da rede de hospitais universitários do Ministério da Educação e vinculado academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Clínicas realiza uma média de 586 mil consultas, 45 mil cirurgias, 32 mil internações, 2,7 milhões de exames, 248 mil procedimentos em consultórios e 478 transplantes por ano. Com quase cinco mil funcionários, 290 professores da UFRGS e 340 médicos residentes, o HCPA é uma das principais instituições de saúde do país.

O AGHU, que está sendo construído a partir do AGH, é um projeto do Ministério da Educação em conjunto com o HCPA, que objetiva padronizar práticas assistenciais e administrativas em todos os 46 hospitais universitários de sua rede, levando em conta o sucesso do seu modelo de gestão. A utilização do AGHU vai proporcionar que os hospitais aprimorem seus processos de atendimento, estendendo aos pacientes de todo o país inúmeras facilidades, como prontuário eletrônico e todos os benefícios a ele relacionados, bem como indicadores padronizados entre todos os integrantes da rede, o que facilitará a implantação de melhorias e a divulgação transparente de dados para o público.

Share This Post

Post Comment