Cloud computing: os últimos nunca serão os primeiros

*Wendel Rocha

Apesar das muitas virtudes proporcionadas pela nuvem computacional, ou cloud computing, como economia de tempo, redução de custos e acesso facilitado, por exemplo, ainda há empresas de pequeno e médio porte que não adotaram esse modelo de negócio em que o cliente tem acesso a uma variedade de serviços, aplicações e soluções garantidas pelo provedor.

Os provedores de nuvem, a propósito, não têm se mostrado indiferentes a essa resistência, e vêm tomando medidas para dirimir muitas das preocupações manifestadas por algumas empresas de TI. Ao enfrentar essas objeções, convencem muitos players a adotar a solução. Mas, que ninguém se engane: em tecnologia, os últimos nunca serão os primeiros. Já existem inúmeras empresas colecionando cases de sucesso. Todos comprovam o poder transformador que a nuvem exerce sobre os negócios.

A estratégia da cloud computing é permitir que se tenha acesso a programas, serviços, dados pessoais e institucionais de forma remota. Essa possibilidade vem revolucionando não só os negócios, mas o próprio ambiente de trabalho. Ao invés de se apoiar num software local, os recursos disponíveis em seu computador contam com respaldo de um programa instalado em algum lugar na internet, num servidor que, por sua vez, está instalado em um data center gerenciado por especialistas em tecnologia.

Está se consolidando, assim, uma nova forma de lidar com TI. Ninguém mais tem tempo para longas implantações ou longos processos de treinamento de funcionários. Hoje, inclusive, é preciso ter condições de resolver determinados problemas instantaneamente, da mesma forma com que eles surgem. Não se pode depender, como antes, de um profissional dedicado a garantir que todo o sistema funcione sem apresentar problemas.

Infelizmente, muitos ainda pensam que cloud computing é apenas mais uma nova tecnologia voltada para o consumo de serviços através da internet. Mas seu significado é muito mais abrangente, e não está restrito ao uso de tecnologia, software, hardware ou plataforma. O conjunto de estruturas que conceituam a nuvem computacional pode proporcionar oportunidades de revisão de processos gerenciais e de negócios para um grande número de empresas – inclusive para aquelas com orçamento enxuto.

Ou seja, quem ainda está na dúvida – aquele tipo de dúvida que paralisa e atrasa o crescimento – se cloud computing não é mais um modismo ou mais um meio de entrega de TI, está perdendo tempo e ficando para trás. Por outro lado, quem souber aproveitar todo o potencial da nuvem, descortinando as inúmeras possibilidades que ela proporciona para os negócios neste momento de amadurecimento, ficará com a melhor fatia do bolo. Ou, melhor, do mercado.

 

*Wendel Rocha é analista de sistemas e gerente de soluções em serviços gerenciados na Unione Outsourcing, com foco na identificação das necessidades, desenvolvimento de relacionamento e negociação com clientes.

Share This Post

Post Comment