Projeto coloca o big data no transporte público de SP

Projeto coloca o big data no transporte público de SP

Um projeto conjunto com o Banco Mundial quer colocar o transporte público da capital de São Paulo em outro patamar tecnológico e de serviços ao cidadão. O objetivo é trabalhar com informações múltiplas para melhorar a oferta de ônibus na cidade aproveitando o cenário conhecido como “big data”, que é o verdadeiro dilúvio de dados que existem hoje e precisam ser aproveitados de alguma forma.

Quem trabalha com gestão de informações sabe que o principal desafio do big data é separar o lixo do útil. Nos últimos anos, diversas tecnologias têm surgido para providenciar isso. Diferentemente do que ocorria antes da popularização da Internet, dos smartphones e videos, os dados atuais estão em diferentes formatos e surgem das mais diversas fontes de informação. No caso do transporte de São Paulo, esses dados chegam de agentes de trânsito, câmeras espalhadas pela cidade, GPS, sistema de bilhetagem que conta quantos passageiros há no veículo, etc.

<blockquote>
<p style="text-align: center;"><span style="color: #666699;"><strong><em>- Big Data e novas tendências na gestão de documentos e informações será um dos destaques no ECMSHOW 2015, que, em sua sexta edição, traz um formato novo, com 3 eventos presenciais (em 01 e 02 de setembro) e mais 10 congressos virtuais durante todo o ano. Acesse o site do <span style="color: #ff6600;"><a style="color: #ff6600;" title="do papel à transformação digital" href="https://ecmshow.com.br/2015/" target="_blank">ECMSHOW</a></span> para ver mais sobre o evento presencial e a agenda dos eventos virtuais. -</em></strong></span></p>
</blockquote>

Para consolidar tudo isso, a SPTrans está fazendo teste com uma start up financiada pelo Google, a Urban Engines, que montou um sistema de consolidação desses dados em tempo real e facilidades de planejamento e tomada de decisão. De acordo com a fornecedora da solução, a plataforma é uma tecnologia de tempo-espaço, que organiza o fluxo de informações geradas enquanto o transporte público se movimenta e, assim, facilita que os gestores consigam atender a demanda nas mais diversas situações.

Em uma cidade que sofre com engarrafamentos, protestos, acidentes de trânsito e mais uma infinidade de problemas que podem comprometer o trajeto e o horário dos ônibus, a rapidez e a certeza de tomar a decisão certa são essenciais para evitar o colapso. Veja mais no site da ZDNet.

Share This Post

Post Comment