Simplificação na proteção de dados, falhas em bancos de dados com visualização rápida e efetiva, dispositivos sob medida e aceitação de aplicações na nuvem estão entre as principais tendências que impactaram o mercado de proteção de dados em 2015. De olhos nestas tendências e baseando-se em uma pesquisa feita com clientes da empresa, a Arcserve lança a nova versão do seu UDP (Unified Data Protection), que elimina o tempo de recuperação com disponibilidade contínua, recuperação imediata e replicação em ambientes em nuvem, virtuais e físicos.
Em uma pesquisa feita com clientes, a Arcserve descobriu que 47% possuem mais de 50% dos seus ambientes virtualizados. Por isso, o UDP traz aprimoramentos significativos em proteção de dados para ambientes Linux™, recuperação imediata de máquina virtual e também recuperação Bare Metal (em hardware distinto), além de instalação unificada e melhorias na integração com terceiros.
A simplificação das soluções foi uma das principais tendências vistas no ano passado. Como organizações de todos os tamanhos adotaram a virtualização, as soluções de proteção de dados para ambientes híbridos se tornaram cruciais para diminuir custos, riscos de perda de dados, e claro, redução da complexidade.
“As soluções unificadas, como o UDP, que combinam capacidades sofisticadas de recuperação e utilização simples e fácil ao usuário, se tornaram fundamentais e foco para a nossa empresa”, explica Daniela Costa, vice-presidente da Arcserve para a América Latina.
A pesquisa com clientes ainda mostrou que apenas 37% deles possuem um plano de recuperação de dados documentados e, mais grave, destes, apenas 49% fazem testes para comprovar a efetividade do plano. A necessidade de transparência e visualização rápida de possíveis falhas foram apontadas como questões de alto impacto no mercado de recuperação em 2015. Pensando nisso, a Arcserve lança, no novo UDP, uma solução específica que oferece tecnologia avançada aliada a uma experiência de usuário simples e intuitiva, reiterando o compromisso em eliminar a noção do tempo de recuperação, independentemente de onde estejam os dados.
“O mercado de recuperação de desastres está se transformando rapidamente e os desafios vem desde o uso de muitas soluções diferentes até a limitação dos recursos – o que impacta diretamente a necessidade de mais possibilidades de alertas e medições, além de um foco importante na recuperação”, afirma Christophe Bertrand, vice-presidente de marketing de produtos da Arcserve.
Proteger ambientes múltiplos, juntamente com prover capacidades que garantem a recuperação dos dados e ainda ser custo-eficiente é a demanda que o novo UDP vem a cumprir.
“Na medida em que as organizações se distanciam de uma tolerância relativa de tempo de paralização (downtime) e se aproximam cada vez mais de uma exigência maior de terem seus ambientes sempre acessíveis, mais do que recuperação, passamos a nos preocupar cada vez mais com alta disponibilidade”, afirma Mike Crest, CEO da Arcserve.
O novo Arcserve UDP ainda oferece desduplicação global na origem, replicação otimizada na WAN e testes para recuperação automatizada de desastres.
“Com a nova versão do Arcserve UDP, podemos usufruir de funcionalidades incríveis que permitem uma nova alternativa de manter a disponibilidade dos serviços do ambiente e com baixo custo de implementação; se antes era ótimo, hoje está excelente”, conta Eduardo Podbevsek, da distribuidora M3Corp do Brasil.
“A solução Unified Data Protection da Arcserve permite que o parceiro ofereça SLAs de acordo com a necessidade de cada cliente; a nova versão, unificada e confiável, é ideal para a recuperação de desastres e continuidade dos negócios em diversas plataformas, físicas e virtuais, com suporte a diversas aplicações e bancos de dados”, suporta Juan Henao, da empresa Servicios de Valor Agregado de IT, parceiro Arcserve na Colombia.
“A sua potente desduplicação, com níveis altíssimos de compactação que garantem economia de recursos de armazenamento além da nova console, mais fácil e simples de gerenciar, fazem do novo UDP uma solução completa que seguiremos recomendando aos nossos clientes”, finaliza Luis Fernando Gomez, da Red de Negocios Empresariales de Colombia SAS, parceiro Arcserve na Colombia.