Entidades estudam novas estratégias de gerenciamento para atrair a nova geração de consumidores

As diversas possibilidades de ambientes de compra têm facilitado a vida do consumidor que, hoje opta pela forma mais

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conveniente para realizar suas compras, seja na loja física seja online. Sempre conectados, os consumidores passaram a ser estudados para que suas necessidades e expectativas sejam atendidas de forma rápida e eficiente. Tal discussão tem sido abordada há algum tempo pelo mercado que busca inovações para o atendimento multicanal e, consequentemente, a oferta de uma melhor experiência de compra. A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil e a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) tiraram algumas conclusões que orientam varejistas em relação ao comportamento do consumidor.

O primeiro passo é que a indústria e o varejo devem somar esforços para que, no ponto de venda, o consumidor encontre o que precisa com facilidade. O processo começa lá atrás, com o “gerenciamento por categoria” dos produtos, que têm por base o conhecimento do shopper. Ou seja, a definição das estratégias de vendas a partir das características do comportamento do público-alvo.

A premissa do conceito da gestão de categoria é denominar corretamente a categoria de cada item e criar uma linguagem comum entre eles. Ou seja, padronizar a comunicação entre indústria e varejo para que se tenha uma descrição única e comum dos itens, a correta alocação e construção da estrutura mercadológica. Para isso, o Cadastro Nacional de Produtos (CNP), ferramenta online desenvolvida pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma grande aliada de toda a cadeia de suprimentos.

No CNP, a indústria cadastra seus produtos com os respectivos dados para compartilhar as informações com o varejo. É uma ferramenta online gratuita que possibilita a gestão e o compartilhamento dos itens cadastrados com diversas informações como pesos e medidas, imagens, descrições específicas, entre outros. Com o CNP, os dados são padronizados e após o cadastramento estão prontos para serem acessados e compartilhados entre os parceiros comerciais. A partir de então, a base de cadastramento dos itens está organizada e, o mais importante, com uma linguagem comum para toda a cadeia de abastecimento.

Com as informações padronizadas, indústria e varejo podem se comunicar e trocar informações úteis para construir as estratégias de venda dos produtos de acordo com suas respectivas categorias. Cria-se uma parceria entre indústria e varejo para melhor atender o shopper, pois juntos formam uma unidade de inteligência com o conhecimento do comportamento do público que se pretende atingir, para então criar uma estratégia mais assertiva e estimular a venda de cada categoria de produto.

A gestão de categoria é extremamente importante por permitir o entendimento das necessidades dos diferentes públicos (hábitos, estilo de vida, interesses etc.) e, a partir desse conhecimento, estabelecer estratégias eficientes de venda a começar pela organização do layout da loja, de maneira que o cliente encontre o que deseja com facilidade, sortimentos bem sinalizados, lojas bem abastecidas, produtos acessíveis e visíveis, tornando o PDV uma grande fonte de informações.

Com a gestão de categoria baseada no shopper, é possível potencializar as vendas por trabalhar melhor a estratégia de acordo com o público específico. Todos os pontos de contato do shopper são estudados para que a comunicação seja elaborada de maneira assertiva, transformando em resultados positivos todo o processo que teve início na identificação dos itens, no compartilhamento das informações, na definição e direcionamento de estratégias e, consequentemente, no melhor atendimento ao consumidor. Essas mudanças fazem parte do novo processo de compra e venda, do novo modelo de negócios, no qual a facilidade gera fidelidade e rentabilidade é sinônimo de cliente satisfeito.

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