MD2 Prevê Forte Avanço para a Tecnologia de “Grandes Dados”

A previsão supera a última taxa de alta para o nicho, apurada pelo Gartner em 14% para 2010 e estimada, na média, em 18% para os exercícios de 2011 a 2015. Na avaliação de Márcio Guerra, diretor da MD2, o avanço maior no Brasil explica-se, em parte, pela crise da economia européia e norte-americana, mas reflete principalmente o rápido crescimento da massa de consumidores no Brasil.

“A ascensão de cerca de 40 milhões de pessoas à condição de novo consumidor de classe ‘C’ exige cada vez mais aplicações como CDI (Customer Data Integration) e CRM analítico. Nesse cenário, a metodologia de gerenciamento de dados mestres - ou MDM - passa a ser tão obrigatória quanto o emprego de software profissional de integração de dados, a fim de fazer frente ao volume, variedade e duplicidades nos cadastros”, afirma Guerra.

Atualmente, a MD2 contabiliza mais de 70 projetos bem sucedidos de exploração de dados envolvendo componentes de MDM, ou tecnologias e métodos similares, como integração e qualidade de dados. A empresa é uma das mais ativas parceiras da IBM na difusão das ferramentas IBM InfoSphere, voltadas para este nicho. Suas soluções são empregadas em governança de dados e em políticas de prevenção ao risco, ou perdas de clientes, bem como em práticas competitivas de data base marketing, como upselling e cross-selling.

A oferta da MD2 atinge desde consultoria em qualidade de dados para empresas médias, até complexos projetos de Business Analytics para companhias integrantes das listas das 500 maiores.

Ainda de acordo com Guerra, o emprego de MDM vai se tornando obrigatório, à medida em que também se populariza a banda larga e aumenta o uso de dispositivos de entrada  de dados nas empresas, tais como smartphones, POS, desktops, RFID e sensores e chão de fábrica.

O executivo menciona o exemplo de uma grande rede de supermerdados norte-americana que, a  cada hora, registra mais de  um milhão de transações de clientes, o que gera 2,5 Petabytes de dados armazenados, cerca de 167 vezes mais que o conteúdo da biblioteca do congresso dos EUA.

“Este gigantesca abertura a novos dados pode simplesmente engessar uma empresa ou tornar-se um de seus ativos estratégicos se ela tiver habilidade para usá-los”, comenta Guerra.

Além da atuação em MDM, a MD2 Consultoria dispõe de tecnologia para todas as aplicaçõe e abordagens da inteligência de dados. Recentemente, a equipe da empresa recebeu da IBM a certificação para atuar  em projetos de implantação e em suporte da tecnologia IBM Netezza. Trata-se do sistema de concentração de dados mais avançado do mercado, atingindo velocidade até 100 vezes maior que os demais data warehouses disponíveis.

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