Intel cresce em mobilidade e acelera a Internet das Coisas

Reneé James, Presidente da Intel Corporation, detalhou o crescente portfólio de recursos de computação e comunicação da empresa, dos menores dispositivos até as mais complexas redes móveis. O portfólio de produtos foi projetado para competir com o ecossistema móvel atual e para definir a próxima era da computação e da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).IOT

Em uma coletiva da Intel para a imprensa, James apresentou dois processadores Intel® Atom™, uma plataforma de comunicações LTE avançada e anunciou acordos plurianuais com Lenovo, Dell, ASUS e Foxconn para ampliar a disponibilidade de dispositivos móveis baseados na Intel. Com a expansão dos dispositivos móveis conectados à IoT, também destacou como a Intel está redefinindo a infraestrutura de redes para reduzir custos e facilitar que os provedores de serviços forneçam experiências melhoradas e novos serviços aos clientes por meio da extração de valor de negócios das enormes quantidades de dados.

“O contínuo crescimento do ecossistema móvel depende da solução dos difíceis desafios computacionais – liberar o potencial dos dados durante a conexão segura e confiável de bilhões de dispositivos, com tecnologias computacionais e de comunicação de ponta”, disse James. “Hoje estamos anunciando produtos de comunicação líderes, bem como novas plataformas de comunicação. Como resultado, a Intel está muito bem posicionada para definir o futuro da computação móvel e da Internet das Coisas”.

Novo Processador Intel® Atom™ e plataforma de comunicação LTE avançada

A Intel lançou o processador Intel Atom Z3480 de 2.1 GHz (“Merrifield”), que oferece a combinação ideal de velocidade e desempenho inteligente com grande duração da bateria para smartphones e tablets com Android. O SoC de 64-bit oferece desempenho computacional de primeira classe para os segmentos de desempenho e transmissão, e supera solidamente a concorrência com aplicações de computação intensas, aplicações Web e desempenho para a edição de mídia leve¹. O Merrifield também oferece o melhor desempenho da classe em termos de duração de bateria².

Baseado na microarquitetura Silvermont de 22nm da Intel, o novo processador também conta com o núcleo PowerVR* Series 6 Graphics IP da Imagination Technologies* e foi projetado para o pareamento simples com a plataforma Intel® XMM™ 7160 LTE. Merrifield é o primeiro SoC Intel Atom a apresentar a nova Intel® Integrated Sensor Solution, que gerencia de forma eficaz os dados do sensor para manter aplicações inteligentes e com reconhecimento de contexto, mesmo quando o dispositivo estiver em estado de baixo consumo de energia. A Intel espera que dispositivos baseados no Merrifield de diversos fabricantes de equipamentos originais (OEM, na sigla em inglês) sejam lançados a partir do segundo trimestre.

James comentou que todos os processadores Intel Atom atuais suportam uma experiência computacional de 64-bit. “A computação de sessenta e quatro bit está indo do desktop para o dispositivo móvel”, disse James. “A Intel conhece a experiência e somos a única empresa que atualmente oferece processadores de 64-bit com suporte para múltiplos sistemas operacionais atualmente capazes de suportar Android de 64-bit quando ele estiver disponível”. A Intel também forneceu Kernels de 64-bit em sistemas operacionais, de tal forma que os clientes que escolherem o Intel Atom tenham a base pronta para a experiência de 64-bit à medida que o sistema operacional e os aplicativos evoluam.

A Intel também revelou novos detalhes da próxima geração do processador Intel Atom™ de 64-bit, codinome “Moorefield”, para produtos que deverão estar disponíveis no segundo semestre desse ano. Baseado em um conjunto de características do Merrifield, o Moorefield adiciona dois núcleos da Arquitetura Intel de até 2.3 GHz, uma GPU melhorada e suporte para memória mais rápida. O Moorefield está otimizado para a plataforma LTE 2014 da Intel, a Intel® XMM™ 7260, que a empresa também apresentou hoje.

A Intel XMM 7260 oferece competitivos recursos LTE avançados, que incluem a agregação das operadoras (suportando 23 combinações CA em um único chip), velocidade categoria 6 e suporte para LTE TDD e TD-SCDMA, o que amplia o mercado abordável. No Mobile World Congress, a Intel está demonstrando o 7260 atingindo o pico das taxas de dados LTE-Avançada Categoria 6 de 300Mbps de downlink e 50Mbps uplink com tecnologia de agregação das operadoras. O 7260 aproveita a competitiva plataforma Intel®XMM™ 7160 lançada em 2013.

Agora certificada para funcionar com 70% das redes LTE de todo o mundo, o 7160 está expandindo para se conectar com uma ampla gama de produtos, de Smartphones e tablets a sistemas 2 em 1 e Ultrabooks™, e mais. Os clientes que atualmente oferecem e planejam lançar dispositivos equipados com a plataforma LTE da Intel incluem Acer*, ASUS*, Dell*, Lenovo* e Samsung*, entre outros

“Estamos entrando 2014 com um portfólio de mobilidade muito competitivo abrangendo processadores de aplicativos e plataformas de comunicação que ficarão ainda mais fortes”, disse Hermann Eul, vice-presidente e gerente geral do Grupo de Comunicações e Mobilidade da Intel, durante a coletiva. “Nossos novos processadores Atom para smartphones e tablets com Android oferecem ótimo desempenho e duração de bateria de 64-bit, e a nova plataforma 7260 dá ao ecossistema uma convincente experiência LTE avançada”.

Protegendo a experiência móvel e ampliando a disponibilidade de aplicativos Android na Arquitetura Intel

James disse que a Intel está liderando o esforço para proteger os dispositivos móveis atuais com as soluções de segurança de dispositivos e dados únicas da Intel Security e McAfee. Particularmente, a Intel® Device Protection Technology (Intel DPT, na sigla em inglês) protege proativamente os consumidores contra malware e permite que os clientes empresariais separem os dados pessoais dos corporativos nos dispositivos com Android baseados na Intel. Os principais provedores de gestão de dispositivos móveis, incluindo AirWatch*, Citrix* e McAfee fornecerão extensões de gerenciamento para dispositivos com a Intel DPT ainda neste ano. A Intel espera que os tablets equipados com a Intel DPT comecem a ser distribuídos até o final deste ano das principais OEMs, incluindo a Dell.

James também revelou as características da ferramenta McAfee Mobile Security gratuita e com todos os recursos para dispositivos móveis com Android disponíveis atualmente. Ela inclui funções de proteção melhoradas e, pela primeira vez, extensões de segurança desbloqueadas para dispositivos móveis baseados na Intel, o que a torna a solução móvel gratuita mais completa do mercado para consumidores. Especialmente, a McAfee Mobile Security gratuita inclui antivírus, proteção de aplicativos, proteção Web e filtro de chamadas e SMS, além da função antifurto e back-up de contatos.

Em um esforço para acelerar o desenvolvimento e a disponibilidade de aplicativos baseados na Intel, James anunciou a Intel® Integrated Native Developer Experience (Intel INDE), um pacote de produtividade beta para dispositivos que rodam Android* e Microsoft Windows*. A Intel também apresentou o Intel® System Studio 2014 para o desenvolvimento de sistemas e embarcados, e a ferramenta para desenvolvedores Intel® XDK para aplicativos baseados no HTML5, que lhes permite simplificar e acelerar o tempo para o lançamento no mercado do desenvolvimento de conteúdos Web e híbridos, para aplicativos móveis que funcionem melhor e mais rápido.

Compromissos com clientes ampliados para acelerar a disponibilidade de dispositivos móveis baseados na Intel

Assinalando a expansão da disponibilidade de tablets e smartphones equipados com processadores Intel Atom e conectados por sistemas de comunicações da Intel, James anunciou três novos acordos plurianuais com fabricantes líderes para dispositivos móveis baseados na Intel.

Intel e Lenovo anunciaram planos para lançar novos dispositivos móveis baseados na Intel este ano. As duas empresas dedicarão recursos de engenharia para oferecer experiências únicas por meio de uma variedade de formatos de smartphones e tablets que adicionarão valor aos segmentos de mercado de desempenho. A Lenovo também disse que planeja incorporar conectividade LTE da Intel e alguns Ultrabooks™ e designs multímodo.

“Temos um sólido histórico de trabalho com a Intel para oferecer experiências de computação convincentes ao mercado com produtos como o nosso Smartphone K900, a linha Yoga de notebooks multímodo e os tablets MIIX 2 e ThinkPad 8'', disse Peter Hortensius, CTO da Lenovo. “Esperamos um futuro ainda mais forte juntos – oferecendo experiências móveis empolgantes, de smartphones elegantes até tablets de alto desempenho com a Intel Inside”.

Além disso, a ASUS anunciou que levará ao mercado este ano um completo portfólio de smartphones e tablets baseados na Intel. A empresa recentemente apresentou a sua linha smartphone ZenFone e o excepcional PadFone mini, ambos com processadores e plataformas de comunicação Intel. No Mobile World Congress, a ASUS apresentou o ASUS Fonepad 7 LTE (ME3762CL), com processador Intel Atom e conectividade LTE da Intel.

Dell e Intel estão ampliando a longa colaboração entre as duas empresas para incluir a gama de tablets inovadores que começou com o lançamento da linha Dell Venue no outono do ano passado. Os produtos da Dell baseados na Intel abrangerão soluções Android e Windows.

Finalmente, Foxconn e Intel estão se unindo para estimular a mais ampla disponibilidade mundial de tablets Android acessíveis e de alta qualidade baseados na Intel. A Intel fornecerá processadores Intel Atom e plataformas de comunicação para uma gama de produtos da Foxconn, começando este ano com os tablets.

Transformando as redes wireless e abastecendo a Internet das Coisas

A explosão dos dispositivos móveis e o rápido crescimento da Internet das Coisas estão estimulando a transformação da infraestrutura de rede para atender a crescente demanda por mais conectividade e dados em tempo real. A Intel está habilitando esta transformação ao fornecer hardware e software padronizados que aplicam padrões abertos e economias de alto volume para reduzir custos, enquanto acelera o fornecimento de novos serviços, capacidades e modelos de geração de renda para os provedores de serviços.

Em um esforço para levar os benefícios da abordagem baseada em padrões para as redes de comunicações consistente com o trabalho da Intel em data centers e na nuvem, James anunciou a ampliação dos relacionamentos com Alcatel-Lucent e Cisco para acelerar as tecnologias de função de virtualização de rede (NFV, na sigla em inglês) e da rede definida por software (SDN, na sigla em inglês). Ao trabalhar para otimizar essas tecnologias na arquitetura Intel, os provedores de serviços poderão oferecer uma rede mais rápida e flexível que os permitam adicionar rapidamente novos serviços.

James também destacou inúmeros testes baseados na Intel com operadoras globais, incluindo China Mobile*, SK Telecom* e Telefônica* que estão demonstrando os benefícios da NFV e da SDN para habilitar serviços personalizados e com reconhecimento de contexto, melhorar a utilização de recursos e simplificar as instalações e atualizações.

Share This Post

Post Comment