Existem grandes desafios para implantar um programa de governança da informação nas corporações. A maior dificuldade é a constante negociação para que barreiras sejam quebradas e os fluxos possam ser abertos. É algo que faz surgir o dom político e as habilidades de comunicação, paciência e perseverança. Quem já se envolveu em projetos desse tipo sabe como é tudo isso.
- A importância da gestão de documentos e informações será um dos destaques no ECMSHOW 2015, que, em sua sexta edição, traz um formato novo, com 3 eventos presenciais (em 01 e 02 de setembro) e mais 10 congressos virtuais durante todo o ano. Acesse o site do ECMSHOW para ver mais sobre o evento presencial e a agenda dos eventos virtuais. -
Para facilitar o andamento dos trabalhos, o consultor da Capgemini, Ralf Teschner, elaborou uma lista de 15 regras para fazer deslanchar os projetos de governança da informação.
1) A empresa possui os dados e deve, portanto, determinar a agenda do projeto e financiar o trabalho.
2) Faça o projeto para toda a organização, ou não se incomode com isso.
3) Garanta e cuide para que tenha apoio da cúpula.
4) Mantenha o projeto no mundo real e prático, evite muita teorização.
5) Use exemplos fortes para trazer questões do projeto à tona.
6) Busque referências de maturidade e compare com similares.
7) Deixe as áreas de negócio determinarem as prioridades e o roadmap.
8) Faça gráficos e organogramas, com cópias para os donos da informação envolvida.
9) Mantenha o domínio da informação separado, mas atue moderando limites e sobreposições das áreas envolvidas.
10) Inclua todas as áreas envolvidas ou corra o risco de criar regras que não serão adotadas
11) Fale com as áreas de negócio muito mais do que a TI.
12) Comunique os resultados em reuniões, relatórios de progresso e resultados.
13) Persevere, seja paciente, nunca desista.
14) Suje as mãos para analisar informações você mesmo, não assuma que tudo é conhecido por alguém.
15) Não faça a governança da informação pela governança da informação, pense sempre no benefício para o negócio.