A tecnologia não tem sido capaz de melhorar o posicionamento competitivo das organizações em todo o mundo. Esta é uma das conclusões do resultado apontado pelo 2016 Connected Enterprise Report, que acaba de ser divulgado pela Dimension Data, multinacional focada em serviços de tecnologia da informação e provedora de soluções de planejamento, suporte e gerenciamento de infraestrutura de TI.
A pesquisa fornece uma visão geral do estado de estratégias¹ de implantações envolvendo colaboração, e destaca tendências e disrupções em organizações de todo o mundo. As conclusões são baseadas em um estudo feito com 900 participantes em 15 países², entre diretores de TI, CIO’s e gerentes de linhas de negócios de empresas com mais de mil funcionários.
De acordo um quinto das companhias entrevistadas, tecnologias de colaboração têm falhado em melhorar seus posicionamentos competitivos. Entretanto, 87% disseram que o trabalho em equipe foi melhorado com o uso de tecnologias de colaboração, e 88% afirmaram que elas têm acelerado a tomada de decisões.
Segundo Joe Manuele, executivo do grupo Dimension Data para Comunicações, além de melhorar a produtividade e o trabalho e a colaboração em equipe, a pesquisa indica que mais organizações estão mudando apenas para melhorar a produtividade dos funcionários. “Cerca de 14% - o segundo maior número de entrevistados na pesquisa – disse que melhorar as vendas é o maior objetivo de suas estratégias de colaboração, enquanto uma em cada três companhias disse que aumentar as vendas está entre as principais maneiras de mensurar o sucesso de seus projetos de colaboração.
“Empresas tiveram diferentes níveis de sucesso em relação às melhorias que o uso das tecnologias de colaboração foram destinadas a proporcionar”, afirmou Brian Riggs, analista principal de Serviços Corporativos da Ovum. “Elas se tornaram particularmente hábeis em melhorar a produtividade e o trabalho em equipe, em parte porque podem trabalhar diretamente com funcionários para fazer isso acontecer. Mas, alavancar a colaboração para melhorar a competitividade ou otimizar processos de negócios pode ser muito mais complicado, pois envolve grandes mudanças em como a empresa faz negócios e no seu papel dentro de um setor em particular. Estas mudanças podem tomar muito mais tempo e esforço para serem realizadas”.
Outros destaques da pesquisa incluem:
- Um quarto das organizações entrevistadas disse que mede o sucesso de seus projetos de colaboração pela forma como foram implementados, ao invés de considerar como ele é usado e adotado por toda a companhia. Um em cada três departamentos de TI vê o movimento da comunicação e colaboração unificada para a nuvem como a tendência tecnológica mais importante que afeta suas estratégias de colaboração. Entretanto, menos de 25% das organizações atuais conta com serviços de colaboração hospedados na nuvem.
- Em uma a cada três organizações, a colaboração social corporativa é usada por todos, ou pela maioria dos colaboradores, e, aproximadamente metade de todas as companhias disse que espera aumentar o uso da colaboração no decorrer do ano que vem.