Descubra como gerenciar a não conformidade da sua empresa

Descubra como gerenciar a não conformidade da sua empresa

Gerenciar a não conformidade é a melhor maneira de identificar erros e falhas nos processos de uma organização, além de uma ótima oportunidade na busca de melhorias aos produtos, serviços e tarefas realizadas no dia a dia.

Essa expressão é bastante comum na área de qualidade, especialmente naquelas que buscam ou baseiam suas ações nas normas ISO.

Em todo o Brasil e no mundo, as empresas cada vez mais estão preocupadas e buscando o aperfeiçoamento das suas atividades, uma ação que traz grandes benefícios para a sociedade e seus consumidores.

Para se ter ideia, apenas em termos de certificação ISO-9001 e de acordo com o relatório ISO Survey, em nosso país existem mais de 25 mil empresas certificadas.

Hoje, vamos apresentar detalhes de como gerenciar a não conformidade em sua empresa. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!

Os tipos de não conformidade

Toda empresa precisa privilegiar a qualidade se tiver por objetivo crescer e melhorar o seu posicionamento no mercado.

Existem tipos diferenciados de não conformidade e sua detecção ocorre a partir de causas externas ou internas, ou seja:

Essas causas podem tanto ser detectadas pelos colaboradores, o que se configura em uma identificação interna, ou através de uma reclamação de algum cliente, nesse caso se localiza o problema de forma externa.

Outro ponto a ser observado é a gravidade da situação, o que significa que o problema pode ser considerado de maior ou menor intensidade.

A comercialização de algum produto fora da data de vencimento é considerado grave, pois pode colocar em risco a vida das pessoas, já algum erro pontual é considerado uma não conformidade de fácil correção.

Existem ainda aquelas que são consideradas reais, caracterizadas por uma situação que já ocorreu e que precisa ser corrigida, e as potenciais, que são detectadas antes de ocorrerem.

Por fim, outro ponto a ser observado diz respeito ao que é chamado de requisito, ou seja, o que deixou de ser atendido, como, por exemplo:

  • exigência do cliente,
  • processo produtivo,
  • desobediência aos regulamentos e metodologiasimplantadas,
  • desatenção com a política de qualidade,
  • falta do cumprimento das normas.

Como identificar uma não conformidade?

A não conformidade diz respeito a todas as situações que fogem do padrão estabelecido por um empreendimento, portanto, ela é identificada sempre que alguma ação não corresponde às normas e regras previamente determinadas.

Para isso, existem modelos que colaboram na sua identificação, tais como:

  • utilização de painéis, quadros ou plataformas digitais informando métricas,
  • automação dos processosque identificam e enviam alertas,
  • rastreabilidade das atividades,
  • equipe de gestão de qualidade,
  • política de melhoria contínua,
  • compliance e auditoria,
  • acompanhamento e revisão dos processos.

Não há outra maneira de evitar a não conformidade que não seja se antecipando a ela, portanto, toda a empresa e seus colaboradores precisam estar atentos a todos os processos que fazem parte do dia a dia das operações.

Entenda como gerenciar a não conformidade da sua empresa

Para que se possa gerenciar a não conformidade, é preciso em primeiro lugar informar a todos os envolvidos de que forma se deseja que as atividades sejam realizadas.

A partir daí é importante que algumas ações sejam implementadas quando essa situação aconteça, como:

  • registro do problema,
  • identificação da causa,
  • definição do tratamento adequado para a resolução da situação,
  • definição do plano de ação para colocar em prática a resolução,
  • verificação dos resultados obtidos com a ação realizada.

Uma ferramenta que automatiza o gerenciamento de processos de negócios é o BPMS (Business Process Management System).

Através da sua implantação, consegue-se identificar rapidamente a não conformidade, rastrear a sua causa, desenvolver e implementar o plano de ação e monitorar os resultados.

Portanto, é a solução ideal para a manutenção da qualidade de um negócio.

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Publicado originalmente em OSAS

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