A Iron Mountain (NYSE: IRM), líder global em serviços de gestão da informação, fechou 2024 com cinco resultados de destaque do laboratório Iron Lab que levaram maior eficiência e economia aos processos internos com impacto positivo nos serviços oferecidos aos clientes. Os resultados incluem chatbox de IA, dispositivo mecânico com design exclusivo para abertura de pastas, novo braço mecânico extensor, RPA (automação robótica de processos) e tecnologia avançada na reestruturação logística.
O Iron Lab estimula ideias criativas e viáveis que impactem positivamente a eficiência operacional, segurança, sustentabilidade e a experiência dos clientes nas suas jornadas de transformação digital. “A escolha do Brasil como um dos primeiros países para a implantação do Iron Lab reflete o protagonismo do país em gerar ideias inovadoras com impacto global. Na América Latina, também tivemos investimento para criação de uma unidade no México”, afirma Sabrina Melo, diretora de Operações, Suporte e Estratégia da Iron Mountain Brasil.
Segundo a executiva, os autores das iniciativas escolhidas recebem reconhecimento financeiro de acordo com o impacto gerado. Em 2024, o Iron Lab completou um ano de operação e, por meio dele, foi iniciada a operação de um chatbot de IA interno que transformou a gestão operacional, gerenciamento de processos e solução de dúvidas com aprendizagem de máquina.
Também foi criado um novo design para um dispositivo mecânico que elevou a eficiência e segurança dos colaboradores na preparação de arquivos físicos para digitalização, otimizando etapas cruciais dentro das operações; e foi implementada a RPA (Automação Robótica de Processos), que possibilitou automatizar a transferência de informações entre sistemas sem intervenção humana cerca de 700 vezes por dia.
Soma-se a isso a aplicação de tecnologia avançada na reestruturação logística nas unidades do Rio de Janeiro, aprimorando o tempo de atendimento e a alocação de recursos. E um novo braço mecânico extensor criado para acoplar scanners em veículos com monitoramento em tempo real, mais eficiente e com custo 70% menor que similares.
Impacto nos clientes e testes de soluções
Empresas brasileiras das mais diversas áreas, como finanças, saúde, varejo, indústria e setor público, buscam inovação. Mas os insights que podem levar a isso frequentemente estão escondidos em grandes volumes de dados estruturados e desestruturados, físicos e digitais, que já não podem ser visualizados e interpretados. Com o Iron Lab, os clientes podem testar novas soluções que impactam na tomada de decisões e acessar os insights que precisam para crescer, independente de onde os dados estejam armazenados.
De acordo com Ana Carla Martins Netto, diretora geral Comercial da Iron Mountain Brasil, são necessárias ferramentas, métodos e processos diversos para transformar essa imensa quantidade de dados em insights acionáveis que levem ao crescimento dos negócios dos clientes. “Mas viabilizar inovação nos clientes também passa pelo fomento da inovação dentro da companhia, incentivando os colaboradores a pensar em novas formas de agregar valor”.
As soluções da Iron Mountain identificam, analisam e isolam dados sensíveis, aplicando políticas padrão do setor para governança, conformidade e retenção. “Isso mantém os dados protegidos, acessíveis e conectados. Seja aprimorando a entrada de informações, otimizando fluxos de trabalho, reduzindo riscos por meio de procedimentos de governança de dados ou desenvolvendo estratégias que garantam a disponibilidade dos dados”, explica a executiva.
Há mais de 70 anos, a Iron Mountain eleva o poder dos dados das empresas, que atualmente somam mais de 240 mil ao redor do mundo, incluindo 97% das listadas no ranking da Fortune 1000. No Brasil, atende grandes organizações e empresas públicas e privadas que buscam obter insights de seus dados para otimizar suas ofertas ao público final. Ao mesmo tempo, presta apoio para que os clientes atinjam suas metas ambientais.
Imagem: Divulgação.