Começa hoje o Mobile World Congress 2012

Começou hoje em Barcelona (Espanha) o Mobile World Congress 2012. Considerado pelos especialistas como o maior evento mundial de comunicações móveis, o evento  vai apresentar durante os próximos quatro dias  inovações desenvolvidas pela indústria, além de  debates sobre  temas estratégicos das principais operadoras globais de telecomunicações.

O evento reúne 60 mil executivos de cerca de 1.500 companhias espalhadas pelo cinco continentes. Na pauta do congresso desta edição, assuntos que se destacam como as  inovações tecnológicas, o desenvolvimento da indústria e as perspectivas dos mercados emergentes estão presentes nos fóruns de debate e também junto aos estandes dos fornecedores.  Como não poderia deixar de ser temas como aplicações para dispositivos móveis e publicidade no celular já fazem parte da temática tradicional do encontro e  ganha espaço um tema bastante divulgado na mídia de tecnologia que é a mobilidade em nuvem (mobile cloud) seguindo a tendência do cloud computing.

 

Novidades dos expositores

A Ericsson lança novos produtos e serviços, incluindo uma série de serviços inéditos, nas áreas de banda larga móvel, sistemas de suporte a operações e de suporte aos negócios (OSS/BSS) e serviços gerenciados. Os destaques deste ano incluem o  LTE - Ericsson que fornece tecnologia para todo ecossistema da companhia.

Parceira da Qualcomm, LG, Sony, Renesas, Nvidia e ST-Ericsson para o fornecimento de cobertura para dispositivos e chipsets desenvolvidos por essas empresas para alimentar o ecossistema LTE, a Ericsson, líder em LTE, mostrará durante o evento os últimos lançamentos relacionados a tecnologia. Mais de 30 produtos do ecossistema LTE farão parte da demonstração A Ericsson está fazendo isso como parte de sua estratégia para fortalecer o ecossistema e, mais especificamente, para incentivar a adoção de smartphones baseados em LTE.

Chamadas de voz sobre LTE (VoLTE GSMA IR.92) e chamadas com vídeo sobre LTE (GSMA IR.94) serão demonstradas em dispositivos da Samsung e da LG. Uma demonstração ao vivo da primeira entrega do mundo de voz LTE para WCDMA (SRVCC, Single Radio Voice Call Continuity) também será feita em colaboração com a Qualcomm. Os serviços de voz Circuit Switched Fallback (CSFB) serão demonstrados nos smartphones LTE da LG.

A Nokia surpreendeu ao anunciar um aparelho com câmera de 41 MP. É o Nokia 808 PureView. O aparelho é baseado em um processador de 1.3 GHz com 512 MB de RAM, uma tela de 4” com resolução de 640x360 pixels e o sistema operacional Nokia Belle (antigamente chamado Symbian Belle). O módulo da câmera, na traseira do aparelho, usa óptica Carl-Zeiss, como é de praxe nos aparelhos High-End da Nokia. Como é de se esperar, com um sensor de 41 MP ele não é muito pequeno, o que explica a “corcova”. Ainda assim, na parte mais grossa são 1,4 cm de espessura, com peso total de 170 gramas.

A organizou uma coletiva de imprensa durante o primeiro dia do Mobile World Congress 2012 para anunciar a data de lançamento do Padfone, o híbrido de smartphone com tablet. O  chairman da empresa, Jooney Shih, mostrou que a convergência do aparelho será ainda maior, com um dock em forma de teclado - herança da série Transformer, e até uma caneta stylus com uma "surpresinha".

A HTC anunciou também uma nova família de smartphones Android batizada de HTC One e composta por três aparelhos: o HTC One X, One S e One V.

O HTC One X é o carro-chefe da família, e tem uma tela "Super LCD" de 4.7" com resolução HD (720p), um processador Quad-Core Nvidia Tegra 3 rodando a 1.5 GHz, 1 GB de RAM e 32 GB de memória interna (não expansível). Também haverá uma versão com suporte a redes 4G (LTE) usando um processador Qualcomm Snapdragon S4, também quad-core, chamada HTC One XL.

O HTC One S, é uma versão um pouco menor do One X, com gabinete em alumínio, processador dual-core de 1.5 GHz, tela Super AMOLED de 4.3" e câmera de 8 MP. Já o HTC One V, é um modelo mais "popular" com processador de 1 GHz, tela de 3.7" e câmera de 5 MP.

Já a Sony está com mais dois integrantes de sua linha Xperia de smartphones Android. São eles o Xperia U e Xperia P. Junto com o Xperia Ion e Xperia S, anunciados durante a CES 2012 em Las Vegas, eles formam o que a empresa chama de “família Xperia NXT”. O Xperia U é o modelo mais simples, com uma tela de 3.5 polegadas e câmera de 5 MP. O design lembra o Xperia S, com uma barra translúcida sob a tela, que se ilumina em cores diferentes para alertar o usuário sobre novas mensagens ou emoldurar uma foto na tela.

Share This Post

Post Comment