Tendência do big data ganha espaço no RH. Será que isso é bom?

Tendência do big data ganha espaço no RH. Será que isso é bom?

Se o mundo está abarrotado de informações sobre tudo, por que não usá-las em estratégias de recursos humanos? O novo paradigma está sendo testado por algumas empresas com o objetivo de melhorar práticas como contratação, promoção, salários e programas de benefícios.

- A importância da gestão de documentos e informações será um dos destaques no ECMSHOW 2015, que, em sua sexta edição, traz um formato novo, com 3 eventos presenciais (em 01 e 02 de setembro) e mais 10 congressos virtuais durante todo o ano. Acesse o site do ECMSHOW para ver mais sobre o evento presencial e a agenda dos eventos virtuais. -

Uma executiva de uma cadeia de restaurantes chega a lembrar o filme "O Homem que Mudou o Jogo", no qual Brad Pitt interpreta um treinador revolucionário de baseball que começa a fazer contratações para o time de acordo com as estatísticas de cada jogador em determinada função. O esporte não é muito popular no Brasil, mas é possível imaginar as novas conquistas conseguidas somente com esse foco na especialização dentro de uma estratégia conjunta de time.

Em vez de rebatidas, corridas e recepções de bola, os departamentos de RH estão em busca de dados sobre absentismo, salários, números de vendas e informações sobre talento. Querem cada vez mais anexar números para medidas qualitativas que determinam análises de desempenho e avaliações de colegas.

Como toda novidade, o uso de dados para garantir o futuro de trabalhadores e empresas gera polêmica. A estatística pode mascarar péssimos programas de desenvolvimento internos ou trazer questões de privacidade pessoal.

O destaque desse tema é do site CBCNews

Share This Post

Post Comment