São Paulo sediou o mais importante encontro brasileiro sobre Gestão de Documentos e Informações Contábeis

São Paulo sediou o mais importante encontro brasileiro sobre Gestão de Documentos e Informações Contábeis

Na última terça-feira, (26), os paulistanos tiveram a grande oportunidade de participar do evento ECM Meeting Contábil 2019. O encontro, que aconteceu no hotel Tryp Paulista, reuniu mais de 70 profissionais para debater sobre a gestão de documentos e informações contábeis em um mundo digital.

Grandes especialistas da área discutiram na prática como o segmento contábil está se adaptando a nova era para atender as normas governamentais, e otimizar os seus processos. Assim, o evento proporcionou mais de 8 horas de conteúdo para os congressistas entenderem como a implantação de soluções digitais podem trazer agilidade, lucro e diminuir riscos.

A palestra de abertura ficou por conta de Nivaldo Cleto, CEO da Nivaldo Cleto Associados SS LTDA. Ao apresentar o tema “Desmaterialização dos Processos Contábeis”, os participantes entenderam como os escritórios podem promover a desmaterialização de processos em papel e sua migração para o universo digital, as dificuldades em atender as normas governamentais, e como o processo de assinatura do contrato social na junta comercial pode ser facilitado com a utilização do certificado digital (ICP Brasil-Pessoa Física).

Em seguida os congressistas foram surpreendidos com a apresentação do case “Arquivei-McDonald’s: Analytics, Otimização de Processos e Distribuição de Informação com Gestão de Documentos Fiscais”,  apresentado por Fabiano Cleante Garcia, Consultor Independente. Ele explicou como como o McDonald’s obteve resultados positivos ao investir em Tecnologia Fiscal.

A segunda palestra do encontro foi ministrada por Kleber Rodrigues JR, Cofundador do grupo WDG Automation. Kleber apresentou como a implantação da tecnologia RPA (Robotic Processos Automation) em processos contábeis pode resultar em inúmeras vantagens. A partir da apresentação de alguns cases de sucesso, o cofundador da WDG demonstrou como avaliar processos a serem automatizados e também como realizar sua implementação e sustentação.

Outro grande momento do ECM Meeting Contábil foi a palestra “Como a tecnologia Blockchain vem sendo aplicada na Contabilidade 4.0” ministrada por Bernardo Moreira. O palestrante abordou o potencial do Blockchain de transformar a natureza da contabilidade nos dias atuais. Moreira explicou que o Blockchain ”pode constituir um caminho para automatizar amplamente os processos de contabilidade em conformidade com os requisitos regulatórios”.

Após o almoço, Márcio Bernardino, Gerente Fiscal no Centro de Serviços Compartilhados da Rodobens, empresa que atua no segmento financeiro e de varejo automotivo, deu a oportunidade dos congressistas entenderem na prática como a implantação de RPA na emissão de NFS do processo de faturamento de veículos da Rodobens, apresentou grandes vantagens para a companhia.

Christian Ribas, diretor da Clicksign Gestão de Documentos S/A, e Cesar Augusto Niacaris, Business Development Manager da Valid ficaram responsáveis pela demonstração do painel “Novas Tecnologias e Tendências em Assinatura Eletrônica e Digital para o segmento de Contadores”. Além de economizar papel, a formalização eletrônica de documentos ou mais especificamente para a sua assinatura, facilita a rotina das empresas e de seus funcionários. A palestra teve a participação de Cesar Augusto Niacaris, Business Development Manager na Valid Certificadora Digital e José Maria Chapina Alcazar, Vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo e Presidente da Seteco Consultoria Contábil.

A edição 2019 do evento também contou com a presença de Emerson Paulista, especialista em Documentação Eletrônica NDD. Uma vez que o REINF já é uma realidade para muitos contribuintes, e essa realidade, já prevê inclusive, alterações e notas técnicas como qualquer obrigação fiscal na atualidade, a palestra foi importante para que os profissionais entendessem essas mudanças, os impactos conforme o porte, e como os especialistas precisam ficar atentos a essa obrigatoriedade do SPED.

Para entender as inúmeras transformações que o setor contábil passou nos últimos anos, André Fernandes, Head of Tax Solutions no grupo Cast, ficou responsável pela palestra de encerramento com o tema “A História da Contabilidade Digital – Desafios e Futuro”. De acordo com Fernandes, a tecnologia “está cada vez mais presente nas áreas contábeis, e se, por um lado isso tornou os processos cotidianos mais ágeis, por outro tem trazido grandes desafios de adequação às companhias nacionais.”

O ECM Meeting Contábil 2019 foi o ponto de encontro para gestores e dirigentes de escritórios de contabilidade, administradores, profissionais da área contábil de empresas multi setores e profissionais de TI. Com o patrocínio de companhias como a WDG e a LAB 245, o evento trouxe um dia completo de apresentações, onde foi possível absorver conteúdos relevantes para a área, trocar informações e realizar networking.  

Clique aqui e conheça as outras edições do ECM Meeting para o ano de 2019. As vagas são limitadas. Você não pode ficar de fora!

Share This Post

Post Comment