Para permitir que, principalmente, os analistas de negócios ou usuários não-técnicos (mas com conhecimento de negócios), participem da modelagem dos fluxos de processos acaba de ser lançado o GeneXus Business Process Modeler (GXBPM). Baseado no padrão de modelagem BPMN 2.0, a novidade funciona independente do aplicativo que estará associado ao modelo e pode ser baixado gratuitamente em https://www.genexus.com/gxbpm.
A proposta do GXBPM é atender dois cenários distintos. O primeiro se remete as etapas iniciais da modelagem de processos dentro dos projetos. Desta forma, na etapa de desenvolvimento podem ser usados processos de modelagem para integrar os desenvolvimentos em GeneXus. E o outro está relacionado às mudanças nos processos de negócios diretamente nos ambientes de teste e produção. Com isso, é possível de uma maneira visual mudar as regras dos fluxos e tarefas dos processos modelados, além de impactá-los e disponibilizar uma nova versão dos processos de negócios alterados.
O GXBPM ainda oferece a possibilidade de exportar e importar diagramas baseados no padrão XPDL, permite documentar os processos dentro do modelador e é possível integrar com GeneXus Server.
“O GeneXus está sempre trazendo o que há de mais inovador no desenvolvimento de soluções para empresas e o GXBPM é mais uma solução que ajuda na assertividade no desenvolvimento dos sistemas, que com a participação de um analista de negócios terá mais facilidade ao criar a aplicação”, ressalta o country manager Brasil do GeneXus Internacional, Gerardo Wisosky.