Inatel fecha parceria com a CompTIA

A CompTIA, associação do setor de TI, sem fins lucrativos e reconhecida mundialmente como referência em certificações vendor- neutral, anuncia parceria com o Inatel, Instituto Nacional de Telecomunicações, centro de excelência em ensino e pesquisa nas áreas de Engenharia e Tecnologia, para oferecer o primeiro curso online em português para o exame de certificação CompTIA IT Fundamentals.

Considerada a porta de entrada para quem planeja trabalhar com TI, a certificação abrange as competências e conhecimentos essenciais que os profissionais de nível básico devem ter. Os candidatos aprovados terão, por exemplo, o conhecimento necessário para:

• Identificar e explicar os componentes básicos de um computador;

• Configurar uma estação de trabalho básica;

• Conduzir uma instalação de software básica;

• Estabelecer uma conectividade de rede básica;

• Identificar problemas de compatibilidade;

• Identificar / prevenir os riscos básicos de segurança;

• Compreender a segurança e manutenção preventiva de computadores.

A Certificação CompTIA IT Fundamentals é projetada para jovens, iniciantes na carreira em TI ou estudantes de cursos técnicos, assim como para profissionais que desejam mudar de atividade e que querem conhecer o mundo da Tecnologia da Informação. Também é ideal para quem trabalha em uma área que requer ampla compreensão da TI. Além disso, pode ser um trampolim para certificações mais avançadas como CompTIA A+, CompTIA Network+ e CompTIA Security+. O exame avalia os conhecimentos do candidato nas áreas de software (21%), hardware (18%), segurança (21%), rede (16%) e básico em TI (24%).

"Quando olhamos sob o ponto de vista do profissional de tecnologia da informação, muito se fala sobre o apagão de mão de obra de TI e o número de vagas que ficam em aberto por falta de gente qualificada para se candidatar. Estudos mostram que o mercado brasileiro de Tecnologia da Informação tem hoje 50 mil vagas abertas, aguardando por profissionais qualificados, e até 2022 terá um déficit de 400 mil profissionais. Atualmente o mercado nacional emprega 1,3 milhão de trabalhadores e a projeção de crescimento é de 30% até o fim de 2016", explica  Leonard Wadewitz, diretor da CompTIA para a América Latina e Caribe. "A parceria com o Inatel reflete os resultados de nosso esforço em prol do fortalecimento da indústria brasileira de TI, gerando qualificação profissional por meio de um programa de educação continuada".

A CompTIA constrói certificações de padrão internacional vendor-neutral (independente de fabricante ou fornecedor), que validam as competências necessárias que um profissional tem para executar seu trabalho, o que incrementa as oportunidades de carreira. Já os empregadores reconhecem e valorizam o conhecimento adquirido pela certificação em função da melhora da produtividade dos colaboradores.

“Esse é o primeiro esforço realizado em conjunto com a CompTIA na intenção de oferecer cursos preparatórios no formato a distância em português para as diversas certificações na área de TIC cedidas pela entidade. Inicialmente, nos tornamos uma academia autorizada a oferecer o curso preparatório para certificação CompTIA IT Fundamentals. O aluno que optar por fazer o curso em nossa plataforma terá a garantia de contar com metodologia e material aprovados pela entidade e ainda, desconto na inscrição para a prova de certificação”, esclarece Mário Ferreira, gerente-adjunto de Educação Continuada do Inatel.

O curso do Inatel de preparação para o exame CompTIA IT Fundamentals acontece de 12 de abril a 13 de junho e é o primeiro com aulas e material de estudo totalmente em português. Com carga de 45 horas, distribuídas em cinco módulos, as aulas são gravadas e online, o que gera total flexibilidade de horário para os alunos, que recebem tutoria dos professores para dúvidas e interação com os outros alunos do curso. A CompTIA está oferecendo um programa de ajuda financeira com bolsa de 40% do valor do voucher do exame.

Share This Post

Post Comment