A RPost, empresa que patenteou a tecnologia de E-Mail Registrado, está lançando uma solução para a criação de formulários digitais com certificação de conteúdo e validade jurídica aceita internacionalmente.
O novo sistema, batizado como RForms, é ideal para a produção ou autenticação de documentos preenchidos eletronicamente, tais como cadastros bancários, assinaturas de serviços, boletos para compras online, cadastramento em instituições, requerimentos, declarações, etc.
Através do RForms, a empresa ou instituição usuária pode agregar conformidade forense aos seus formulários pré-existentes ou criar novos formulários, a partir de uma ferramenta de edição simplificada, presente na própria solução.
O RForms se integra ao RPost, tradicional ferramenta de E-mail Registrado da empresa norte-americana, hoje com mais de 410 milhões de usuários em cerca de 100 países.
O RForm é dirigido para todos os tipos de instituições que utilizam formulários equivalentes a termos de responsabilidade, muitas das quais ainda dão preferência a documentos físicos em função de requisitos de segurança jurídica.
Advogados, bancos, órgãos do governo, empresas de e-commerce, firmas de varejo, escolas e empresas de serviços públicos que já utilizam o E-Mail Registrado são público-alvo preferencial da RPost na fase de lançamento.
De acordo com Fernando Neves, presidente da RPost Brasil, o RForms é uma evolução natural do sistema de E-Mail Registrado e tem a vantagem de criar documentos certificados sem que o usuário necessite tomar qualquer atitude proativa e sem exigir que as empresas refaçam seus formulários já existentes. "Nosso sistema tem a vantagem de não interferir no ambiente da empresa usuária e não exigir qualquer ação da equipe de TI, bastando apenas aceitar o link de acesso", afirma Neves.
Tal como acontece com o E-Mail Registrado, o RForms certifica não só a fidedignidade dos dados de preenchimento do formulário, mas registra também as credenciais de localização da máquina de origem dos dados, o horário universal (UTM) em que o preenchimento ocorreu e os caminhos percorridos pelos dados.
O RForm também cria uma cópia criptografada do formulário, que fica armazenada na nuvem da RPost, podendo ser acessada a qualquer momento, mas exclusivamente através de uma chave critptográfica que a ferramenta entrega à instituição usuária.