Senac São Paulo automatiza envio de NFS-e com solução da Synchro

Há mais de 15 anos investindo na inteligência para as áreas fiscal e tributária com soluções da Synchro, o Senac São Paulo, downloadprincipal instituição de educação profissional voltada para o setor do comércio de bens, serviços e turismo, adotou a solução de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) para atender à demanda de emissão de mais de 40 mil documentos por mês, relacionadas à prestação de serviços para a área de educação.

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) do Governo Federal, e a solução desenvolvida pela Synchro visa prestar serviços para as prefeituras. A ferramenta pode ser incorporada aos ERPs de sistemas legados, e no caso do Senac é integrada com o ERP da Oracle. Como diferenciais, o software contém um processo de controle rigoroso; permite o compartilhamento das informações fiscais com os órgãos públicos; possui todos os layouts de acordo com as normas do fisco; gera e faz o envio dos arquivos XML; e, ainda, gerencia e armazena as respostas da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Antes, o envio era feito manualmente. Com a demanda por automatização, a escolha pela solução da Synchro se deu em 2013 – ano da implementação com o apoio do parceiro Ninecon - e o go live, em meados de 2014. Desde então, a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica tem simplificado o cumprimento da obrigatoriedade e contribuído para o alcance da conformidade fiscal. “Precisamos ressaltar o padrão do trabalho da Synchro. A nossa parceria é de longa data e, a cada ano que passa, estreitamos nosso relacionamento. É uma empresa responsável no que faz, e a mensagem que fica é a da qualidade e do compromisso, pois nossa operação está acontecendo com risco zero para a instituição”, afirma Fernando Sátiro, gerente de TI do Senac.

O sistema é usado em 58 unidades e foi implementado no Senac Osasco, em 2015. As instalações ocorrem de acordo com a demanda e exigência da prefeitura para a emissão do documento eletrônico. Segundo o gerente de TI da instituição, a redução de tempo para o envio do documento foi significativa e o principal ganho para o Senac tem sido uma operação tranquila. “O quadro de funcionários hoje é o mesmo de quatro anos atrás, quando operávamos com a obrigatoriedade em 18 unidades. Atualmente, entregamos a NFS-e em 58 filiais, mas a estabilidade do sistema é responsável pelo fluxo contínuo da operação. Nosso uptime chega a 99,98%, o maior que podemos considerar dentro das boas práticas de gestão. Não existe retrabalho e os colaboradores conseguem se dedicar mais aos projetos”, comenta Fernando. Além da NFS-e, o Senac também utiliza as soluções Expert Fiscal, ECD/ECF (Sped Contábil/Fiscal) e EFD.

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