Os 10 termos da moda em cloud computing

Os 10 termos da moda em cloud computing

A revista especializada em automação, Automated, elaborou um infográfico com os 10 termos mais quentes do momento sobre cloud computing. Para quem vive o dia a dia da tecnologia da informação, não há segredos em lidar com eles. Mas para quem vem de outras indústrias, o simples conceito de nuvem é complicado de entender e por isso esse material tem sido de grande ajuda a empresários de outros setores. O pdf pode ser acessado nesse link.

Se você domina os conceitos envolvidos na cloud computing, é interessante ver como as tão criticadas "buzzwords" (termos da moda para o mundo corporativo) podem ser úteis. O blog da empresa Cerasis, uma empresa de tecnologia focada em logística e transportes, faz uma longa análise sobre o isso. De acordo com a empresa, tudo começou com uma discussão sobre o termo "logística reversa" no fórum do Linkedin. Em determinado momento, as pessoas começaram a questionar o porque do termo ser usado no lugar de simplesmente dizer-se "reciclagem".

Isso ocorre muito em fóruns. Uma discussão leva à outra e à outra e, em pouco tempo, as pessoas estão analisando  um cenário maior ou colocando foco sobre uma questão paralela ao tema iniciado. Por vezes isso não leva a lugar nenhum. Mas, no caso, rendeu uma boa aula sobre como a indústria se comporta com seus termos da moda.

- Cloud computing e a importância da gestão de documentos e informações será um dos destaques no ECMSHOW 2015, que, em sua sexta edição, traz um formato novo, com 3 eventos presenciais (em 01 e 02 de setembro) e mais 10 congressos virtuais durante todo o ano. Acesse o site do ECMSHOW para ver mais sobre o evento presencial e a agenda dos eventos virtuais. -

Parece mesmo que, em determinados momentos de mudança de paradigma da indústria, uma nova buzzword é necessária. Mesmo que ela não represente algo completamente novo, ela ajuda a definir os novos caminhos e comportamentos que se tornarão padrão dali para frente. O termo cloud computing parece encaixar-se nisso. Para muitos, não há grandes novidades nisso e são práticas já utilizadas há muito pelas empresas de TI. Porém, para a maioria que não vive o dia a dia da TI, precisava existir um termo novo.

Share This Post

Post Comment