Telefónica da Espanha avança com tecnologia Juniper Networks

A Juniper Networks, empresa líder em inovação de redes, anunciou que a Telefónica, uma das maiores operadoras do mundo, 64681.95616-tecnologiacom mais de 329 milhões de clientes, escolheu os seus produtos para o core da infraestrutura de sua rede de próxima geração: a rede Fusión, projetada pela operadora para transformar a experiência dos usuários de telefonia móvel, residencial e de negócios na Espanha. O anúncio foi feito esta semana, no Mobile World Congress, realizado em Barcelona, Espanha.

A rede Fusión é uma plataforma totalmente IP, que permitirá à operadora inserir seus serviços numa única infraestrutura de rede, sejam eles fixos, móveis, TV ou dados, independente da tecnologia de acesso, seja xDSL, rádio, cobre ou fibra óptica. A Telefónica da Espanha escolheu os roteadores 3D da Série MX da Juniper para prover um core de rede de alto desempenho, com inteligência SDN – redes definidas por software e serviços avançados de rede. O MX2020 proverá à operadora uma capacidade multi-terabit de roteamento IP/MPLS e permitirá o encaminhamento de tráfego das diversas regiões metropolitanas atendidas pela rede com os pontos de troca de tráfego de Internet.

O novo core de rede também suportará os serviços de interconectividade para Internet, provedores de conteúdo (Content Delivery Networks – CDNs) e data centers baseados na infraestrutura nacional da Telefónica. Essa nova opção por produtos Juniper Networks, somada ao anúncio feito em setembro de 2015 – quando a Telefónica da Espanha escolheu a Juniper para fornecer a rede metro de próxima geração IP/MPLS para a rede Fusión – confirma que apenas uma única família de produtos (a dos roteadores MX) suporta toda a rede Fusión. Isso é uma significativa contribuição para a estratégia da Telefónica de simplificação de sua rede.

Destaques

O MX2020 é o roteador de maior capacidade da indústria em sua categoria em todo o mundo. Seu sistema escala até uma capacidade de 32 Tbps, o que garante uma elevada proteção de investimento feita pela Telefónica, além de escalabilidade para atender, em longo prazo, às demandas por mais capacidade de banda e serviços de seus clientes.

Com uma arquitetura totalmente redundante e resiliente, avançada automação e funcionalidade analítica do sistema operacional Junos, além da programabilidade SDN/NFV, a nova plataforma também dará à Telefónica da Espanha um maior nível de confiabilidade. A implementação do core começará de imediato, com finalização prevista para 2019.

“Nossos clientes esperam ter um serviço rápido, sempre disponível e seguro, quando se conectam a serviços baseados em nuvem para acessar TV em banda larga, baixar e assistir vídeo e música ou usar mídias sociais”, diz Joaquín Mata, CTO da Telefónica da Espanha. Ele ainda diz que um core super-rápido irá atender a borda da rede de serviços da rede Fusión com escalabilidade, disponibilidade e mínima latência. “A Juniper Networks é um parceiro de valor para a Telefónica, na medida em que avançamos na transformação digital da Espanha”, finaliza o executivo.

De acordo com Vince Molinaro, vice-presidente executivo e chief customer officer da Juniper Networks, a rede Fusión é um bom exemplo da necessidade crítica dos provedores de serviços de evoluir para atender às crescentes demandas dos clientes, na medida em que a era da nuvem se torna uma realidade. “A Telefónica da Espanha não está construindo simplesmente uma rede, mas também um novo modelo de negócios, garantindo, assim, que é capaz de entregar serviços e conteúdos digitais em escala nos próximos anos. Para a Juniper é muito bom apoiar essa transformação da borda da rede metropolitana para o core”, destaca o executivo.

Share This Post

Post Comment